7 Hábitos que tens depois de comer mas que deves evitar urgentemente! Pois estão a prejudicar a tua saúde!

A maioria das pessoas tem alguns minutos livres depois de comer, e coloca em prática alguns hábitos para se distrair ou relaxar após as principais refeições. Estes costumes se espalharam com o passar dos anos, e ainda que alguns sejam realizados de forma inconsciente, nem sempre são bons para manter o bem-estar.

A princípio podem parecer ações inofensivas, mas com o passar do tempo podem influenciar no aparecimento de sintomas incômodos ou problemas graves de saúde.

1. Dormir

Ir dormir depois de comer pode causar sintomas incômodos a nível digestivo.

Mesmo que para muitos este seja um hábito relaxante e necessário, é primordial saber que a sua prática afeta de forma direta o processo de digestão.

Dado que o corpo está deitado, os sucos gástricos não cobrem por completo os alimentos no estômago e, por consequência, não aproveita de forma ótima os nutrientes.

2. Fumar

Não é segredo para ninguém que o mau costume de fumar tem graves consequências para a saúde pulmonar e cardiovascular.

O que alguns desconhecem é que os riscos são ainda maiores quando este hábito é praticado depois de uma refeição principal.

Isso se deve ao fato da nicotina se unir ao excesso de oxigênio que é necessário no processo digestivo.

3. Comer frutas

Alguns podem pensar que as frutas são uma alternativa saudável para complementar os pratos principais do dia. São doces, versáteis e parecem uma boa opção para substituir as sobremesas tradicionais.

No entanto, o que poucos sabem é que é melhor consumi-las com o estômago vazio, seja em jejum ou entre as refeições.

Este alimento requer enzimas diferentes para ser bem digerido e os seus açúcares naturais precisam de mais tempo para serem absorvidos na sua totalidade.

Sem outros alimentos para serem digeridos, o corpo se beneficiará de todos os seus nutrientes, fibras e açúcares simples que aumentarão os níveis de energia.

Ao comer as frutas momentos antes ou depois de uma refeição farta, os seus restos permanecerão no estômago por mais tempo e podem provocar indigestão, gases e outros incômodos.

4. Tomar banho

Mesmo que tomar um banho seja relaxante e bom para a saúde circulatória, não é bom fazê-lo depois de comer, já que pode provocar enfraquecimento do sistema digestivo.

5. Ingerir água fria

O consumo de água fria durante e depois das refeições pode causar má digestão dos alimentos.

A água fria causa a aglutinação dos alimentos dificultando o processo de absorção de nutrientes e separação dos resíduos.

6. Beber chá

Apesar do chá ser uma bebida saudável, não é aconselhada a sua ingestão com os pratos principais do dia.

Este alimento interfere na absorção do ferro, dado que contém uma substância chamada ácido tânico que se une com as proteínas.

Como resultado, existe uma redução de até 87% na absorção de ferroo que pode conduzir a episódios crônicos de anemia.

7. Caminhar ou correr

É um erro pensar que o exercício físico depois de comer é bom para queimar mais calorias.

Não se pode negar que correr ou caminhar é bastante saudável, porém a sua prática depois de comer pode causar indigestão e mal-estar estomacal.

Por isso, é preciso esperar pelo menos 30 minutos depois da refeição para praticar algum exercício físico, e mesmo assim a atividade não deve passar dos 10 minutos.


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