Ele gastou milhões para construir a sua própria cidade… O resultado… UAU! Impressionante!

Muitas pessoas já se perguntaram sobre o que fariam se tivessem bilhões de dólares à sua disposição. Comprar carros? Casas? Viajar por todo o planeta? Não importa o quão grande sonhem, dificilmente alguém pensou em gastar uma fortuna tão grande como esse político fez.

Nursultan Zarabayev é o presidente do Cazaquistão, que vive em um regime autocrata – o que significa que o governante tem poder absoluto sobre o país. Mesmo sendo ele o único governante da nação, ele queria deixar sua própria marca sobre o lugar. Então, na década de 1990, ele usou seu poder e riqueza estatal para colocar um plano em andamento.

Em 1997, ele decidiu que não estava feliz com a localização da então capital do país, Almaty.

astana1

Então, ele próprio construiu uma cidade, gastando bilhões de dólares no processo.

astana3

Com as finanças da nação sob seu controle, ele viu a mudança de capital como uma oportunidade para refazer o país do ponto de vista económico e político.

astana2

Enquanto Almaty – a capital original – transmitia uma rica história do país e de sua cultura, Nazarbayev a julgava próxima demais da China.

astana4

Assim, o presidente Nazarbayev escolheu o arquiteto japonês Kisho Kurokaw para elaborar um plano mestre para Astana. Enquanto isso, o próprio Nazarbayev projetou Bayterek, uma torre de observação, que contêm ouro maciço.

astana5

Na construção da cidade, o presidente esperava criar “Manhattan das estepes”. Embora não se pareça com Nova York, a cidade teve muito impacto sobre a paisagem do Cazaquistão.

astana6

Desde que Astana se tornou capital do Cazaquistão, a população já triplicou. Atualmente ela é de cerca de 860 mil pessoas, enquanto Almaty tem uma população de 1,3 milhões.

O fotografo Ryan Koopmans documentou o crescimento da cidade em uma série chamada “Kazakhstan: A Tale of Two Cities”. Ele visitou Astana e Almty em 2011 e se sentiu familiarizado com a vida nestes dois lugares tão diferentes.

A nova capital continua a crescer, com um projeto de desenvolvimento avaliado em 3 bilhões de dólares. O fotógrafo pretende retornar para documentar a evolução da cidade. Veja outros registros de Ryan no país:

astana7

 

Segue a nossa página de facebook:



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *