Os perigos escondidos destes 10 medicamentos que muitas pessoas consomem! São preocupantes!

A auto-medicação é uma prática bastante comum. A facilidade de acesso aos medicamentos levam as pessoas a ter uma espécie de farmácia em casa.

No entanto, alguns dos medicamentos mais usados e conhecidos escondem riscos sérios se forem usados de maneira abusiva.

Assim, vê quais são os efeitos indesejados de dez medicamentos comuns que deve haver na tua casa.

medicamento2

1 –Paracetamol

Princípio ativo: Paracetamol

Para que serve: Dor e febre

Efeitos indesejados: Quando o fígado processa o paracetamol, ele transforma-se em NAPQI, que é uma substância muito tóxica. Ela é eliminada rapidamente pelo organismo. O perigo está no excesso: em adultos,  4 gramas por dia ou 1 grama de uma só vez podem sobrecarregar o fígado.

O resultado são lesões irreversíveis e até mesmo fazer o fígado parar de funcionar.

Misturar paracetamol com anti-inflamatórios também pode ser perigoso para a saúde.

2 – Neosaldina

Princípio ativo: Dipirona, mucato de isometepteno e cafeína

Para que serve: Dor e febre

Efeitos indesejados: Consumir dipirona em excesso pode diminuir a quantidade de glóbulos vermelhos e brancos, assim como as plaquetas do sangue. Dipirona pode também causar um quadro alérgico grave, conhecido como choque anafilático. E o que é pior: mesmo em pessoas que sempre usaram o medicamento sem problemas. É por isso que alguns países, como Estados Unidos e Austrália, por exemplo, proibiram a venda da dipirona.

Além disso, tomar remédios para dor sem parar pode diminuir a endorfina no organismo, que é uma espécie de analgésico natural.

3 – Dorflex

Princípio ativo: Dipirona, citrato de ofernadrina e cafeína

Para que serve: Dores musculares

Efeitos indesejados: Além da dipirona, cujos efeitos indesejados acabamos de ler, também existe a orfenadrina, que se tomada em excesso pode até mesmo levar à morte. Outros efeitos são: boca seca, alterações nos batimentos do coração, tremor, agitação, delírio e coma.

4 – Aspirina

Princípio ativo: Ácido acetilsalicílico

Para que serve: Dor e  febre moderada

Efeitos indesejados: O uso em excesso de aspirina pode levar a um  choque cardiovascular e insuficiência respiratória.

Usar em combinação com álcool ou outro anti-inflamatório, a Aspirina pode causar úlceras e sangramentos fortes no estômago e intestino.

5 – Adesivos Salonpas

Princípio ativo: Salicilato de metila e levomentol

Para que serve: Dores musculares

Efeitos indesejados: Quando aplicado diretamente na pele, os riscos de intoxicação são menores, porque a quantidade de medicamento absorvida pelo corpo é menor. O problema do Salonpas está na combinação com outros medicamentos.

6 – Eno

Princípio ativo: Bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico

Para que serve: Azia

Efeitos indesejados: Pouca gente sabe, mas o Eno tem uma grande quantidade de sódio: dois envelopes de Eno contêm 1,7 grama de sódio. Se a pessoa tiver problemas no coração ou pressão alta, tomar muito pode ser um verdadeiro perigo.

7 – Omeprazol

Princípio ativo: Omeprazol

Para que serve: Dores no estômago principalmente

Efeitos indesejados: O Omeprazol actua diminuindo a produção de sumo gástrico. Usá-lo por muito tempo pode causar o efeito contrário, ou seja, um excesso de produção. O uso prolongado também pode afetar o níveis de magnésio no organismo, o que pode levar a problemas cardíacos.

8 –Adnax

Princípio ativo: Cloridrato de nafazolina

Para que serve: Desentupir o nariz

Efeitos indesejados: Esta substância tem vários efeitos perigosos: induz a tolerância, causa até dependência psicológica. Quando se usa demais, o corpo fica “acostumado” com o medicamento, e acabam sendo necessárias doses maiores para ter o mesmo efeito.

9 – Torsilax

Princípio ativo: Diclofenaco sódico, carisoprodol, paracetamol e cafeína

Para que serve: Dores musculares

Efeitos indesejados: Diclofenaco é um anti-inflamatório, e esse tipo de medicamento pode afetar a mucosa do estômago, causando uma série de problemas: náusea, vomitos, diarreia, cólicas abdominais.

10 – Amoxil

Princípio ativo: Amoxilina (antibiótico)

Para que serve: Infecções (combate de bactérias)

Efeitos indesejados: O que acontece quando se usa muito antibiótico? As bactérias passam a resistir, aumentando  proliferação das superbactérias.

Segue a nossa página de facebook:



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *