Sabes o que acontece com o nosso corpo quando bebemos água do mar? Se não sabes, devias saber, pois é preocupante e pode até ser a última vez que bebas algo. Por isso evita sempre beber água do mar, e principalmente tem cuidado com as crianças que por vezes podem beber sem querer.
Quando assistimos a algum filme sobre um náufrago e sobrevivência em alto-mar, costumamos ver o personagem principal numa pequena embarcação à deriva no oceano, quase sem nenhum suprimento e desesperado para ver algum ponto de terra firme. A parte mais crítica é quando o personagem fica totalmente sem água ou comida, embaixo do sol escaldante, e começa a a pensar em tomar pelo menos alguns goles daquela imensidão de água que o rodeia para matar sua sede. Porém, ele sabe que não pode nem pensar nisso.
Com certeza deve ser torturante ficar com sede e estar rodeado de água sem poder beber nem uma gota. Mas sabe o porquê de não podermos tomar a água marinha? O que acontece no corpo de uma pessoa se ela beber água do mar? É o que vais descobrir agora.
Beber água do mar pode, além de fazer muito mal, até matar. A quantidade exagerada de sais, principalmente cloreto de sódio (o famoso sal de cozinha), que existe na água do mar é o grande “vilão”. Para entender, o nosso sangue é composto por apenas 0,9% de sais, enquanto que na água do mar a concentração é de aproximadamente 4% (para cada litro de água do mar, há pelo menos 32 gramas de sais). Se uma pessoa mata a sede com essa água salgada, o intestino receberá uma quantidade de sal muito maior do que a que temos a circular nos nossos vasos sanguíneos.
Devido a um processo natural denominado ‘osmose’, a solução mais concentrada tende a puxar a água da solução menos concentrada para tentar se equilibrar. Como a membrana que compõe os vasos sanguíneos não permite a passagem de partículas sólidas, o sal fica retido no plasma do sangue, deixando-o bem mais concentrado do que o normal.
Ou seja, o indivíduo fica desidratado e ainda com muito mais sede. Os rins parariam de funcionar pois não saberiam lidar com o excesso de sal no sangue. A partir daí o corpo só iria desidratar e pedir mais água e beber mais água salgada seria um desastre total, podendo levar o indivíduo à morte.
Portanto, beber um gole de água enquanto nada no mar, não te vai matar, mas vários goles podem colocar a vida em risco.
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.OkNãoPolítica de Privacidade
mas se misturar a agua salgada numa proporção de 1 litro de agua salgada com 4 litros de agua doce o que achas que sairia dai?