O que acontece se comeres arroz quase todos os dias? Muita gente nem imagina, mas o arroz…

O que acontece se comeres arroz quase todos os dias? Muita gente nem imagina, mas o arroz…

18 Outubro, 2016 Não Por admin3

Com certeza muitas pessoas perguntam-se se o arroz pode fazer mal para a saúde, mas a verdade é que o arroz é o alimento básico para muitos países, inclusive para os asiáticos.

Mas realmente arroz é uma comida maravilhosa, combina com quase tudo, e quando é bem feito, fica uma delícia. Mas voltando ao assunto, as pessoas sempre se perguntam se é saudável comer arroz todos os dias, e os nutricionistas dão sempre uma resposta positiva.

Primeiro, vamos explicar quais são os tipos diferentes de arroz que as pessoas consomem, que é o arroz branco, o parboilizado e o integral.

arroz

O arroz branco é o mais conhecido de todos, além de ser o mais consumido devido ao seu custo. Porém, apesar de ser o mais barato, ele é o que menos possuí nutrientes pelo fato de ser polido e ter a casca retirada. Apesar de ser o mais consumido, o arroz branco é o arroz menos saudável.

O arroz parboilizado passa por um processo de fervura antes mesmo de ser descascado, e dessa forma, ele absorve os nutrientes da casca, o que intensifica a cor e o sabor a cada grão. Em termos de saúde, o arroz parboilizado fica entre o arroz branco e o arroz integral.

Já o arroz integral, ele não é polido e nem fervido, ou seja, ele é retirado da casca e embalado para ser vendido, não perdendo nenhum dos nutrientes. Dentro os três que citamos, o integral é o mais saudável e o mais indicado para o consumo.

Então agora que já sabem qual o melhor tipo de arroz para comer, vamos citar alguns benefícios que o arroz pode trazer para a nossa saúde quando consumido quase todos os dias.

  • Arroz atua como uma fonte de energia:

Uma pequena tigela de arroz pode mantê-lo em movimento, pois o arroz é uma rica fonte de carboidratos, e isso funciona como combustível para o corpo e também mantém o cérebro a funcionar a um ritmo normal. O seu corpo vai metabolizar e terá energia o suficiente para se manter ativo.

  • Controla a pressão arterial:

É saudável comer arroz todos os dias? Sim, ainda mais se é uma pessoa que tem problemas de pressão arterial e sofrem de hipertensão. Além disso, o arroz também reduz o risco de doenças cardíacas.

  • Reduz o nível de colesterol:

Não podemos considerar arroz como uma fonte de colesterol, uma vez que o alimento não contêm gorduras prejudiciais. Mesmo com a gordura de baixo nível, o arroz pode ajudar a controlar o peso.

  • Previne contra o cancro:

Se não consome arroz pelo fato de não querer consumir carboidratos, saiba que arroz é cheio de fibras insolúveis que atuam em torno do nosso corpo e previne o crescimento das células cancerígenas.

  • Arroz é rico em nutrientes e minerais:

Quer motivos para incluir arroz na sua dieta? O arroz é rico em vitamina D, niacina, cálcio, fibra, riboflavina, ferro e tiamina. Todos esses nutrientes são essenciais para o nosso corpo fortalecer o sistema imunológico e também para ajudar a equilibrar o funcionamento geral do corpo.

  • Ajuda a tratar o Alzheimer:

Mais um forte motivo para comer arroz todos os dias. O arroz integral aumenta a função e crescimento de neurotransmissores, que ajudam os pacientes com Alzheimer a lutarem contra a doença.

  • Arroz faz bem para a saúde cardiovascular:

Já ouviram falar nos benefícios do óleo de farelo de arroz? Ele contém muitos antioxidantes que se tornaram populares entre os usuários. O arroz integral e o parboilizado são bons para o nosso intestino, como uma parte mais nutritiva, a casca permanece nos grãos, ao contrário do arroz branco.

Concluindo, podemos afirmar que o arroz é uma das principais fontes de carboidratos, substâncias orgânicas que fornecem energia ao organismo, além de contribuir para a restauração e o desenvolvimento dos tecidos. O cereal pode ser uma boa escolha como fonte de sais minerais, como fósforo, ferro, potássio e vitaminas.

Então, mesmo que não goste de arroz, os benefícios do cereal são vários, mas lembre-se que tudo em excesso pode fazer mal à saúde.

Partilhar:

Relacionados: