Foste picado por alguma coisa e não sabes o que é? Vê aqui como identificar 8 picadas mais vulgares!

Foste picado por alguma coisa e não sabes o que é? Vê aqui como identificar 8 picadas mais vulgares!

5 Setembro, 2017 Não Por admin

Com o Verão, a exposição às temperaturas desta estação do ano aumentam bastante a probabilidade de sermos mordidos ou picados por um insecto. Muitas vezes confundimos as picadas de outros insectos por picadas de mosquitos e não damos relevância, no entanto, é muito importante saberes o que te picou para conseguires tratar os efeitos da picada.

Apresentamos as 8 picadas mais vulgares que devemos conhecer para tratá-las correctamente:

1. Picadas de mosquitos

Estas picadas têm uma aparência de bolhas vermelhas. São subcutâneas e a comichão é localizada. Este tipo de picadas não requerem muita atenção, no entanto, recomendamos que espalhe creme sobre ele e faça uma massagem para evitar a a comichão. Se a picada provocar efeitos colaterais como dor nas articulações, febre, glândulas inchadas, deve consultar um médico. Nesses casos pode significar que o mosquito que o picou estava infectado.

2. Picadas de pulgas:

As picadas de pulgas normalmente ocorrem em grupos de três ou quatro e são caracterizadas por pequenas saliências vermelhas na pele, que geram uma comichão intensa.

As indicações a seguir são as seguintes: Lave muito bem as partes picadas com água e sabão. De seguida, aplique um pouco de creme ou pomada de calamina para reduzir a comichão. Evite coçar porque isso pode provocar uma infecção no local.

3. Picadas de percevejos:

Os percevejos são muitas vezes um insecto bastante traiçoeiro em termos de picadas. Pois cada pessoa reage de forma diferente a elas. Algumas pessoas podem nem sequer notar a presença de percevejos, enquanto outros podem ser alérgicos e sofrer grandes erupções cutâneas intensas ou inclusive dor.

Se é alérgico a percevejos, é bom ter muito cuidado, pois além de lesões cutâneas, pode ocorrer a formação de bolhas, inchaço, comichão e inflamações na pele;

Para lidar com percevejos, recomendamos que cuide ao máximo da sua higiene, já que elas odeiam. Lave frequentemente a zona infectada com água e sabão. Mas se a comichão e os caroços permanecerem, pode sempre tomar algum anti-inflamatório ou anti-histamínico.

4. Picadas de aranha:

A maior parte das picadas de aranha é inofensiva, à excepção de picadelas de aranhas como a viúva negra , entre outras.

A forma de uma picada de aranha é de dois pontos mais conhecidos como Equimose. Estes pontos são a área onde a aranha picou.

Caso tenha sido picado por uma aranha, recomendamos lavar muito bem a área afectada com água e sabão. De  seguida, coloque um pouco de gelo sobre a área.

5. Picadas de carrapato:

Os carrapatos são parasitas que vivem principalmente em cães e em outros animais. A sua picada é tão perigosa nas pessoas que podem ocasionar a transmissão de uma série de doenças graves. As mais comuns são a febre hemorrágica da Crimeia-Congo e a doença de Lyme.

Se foi mordido(a) por um carrapato, deve removê-lo imediatamente usando pinças. Segure-o firmemente e puxe suavemente para removê-lo da pele. Evite usar remédios tradicionais. Depois de extraí-lo, lave muito bem a área afectada com água e sabão. Lembre-se de que os carrapatos transmitem o vírus às pessoas após 48 horas, por isso é recomendado agir de imediato.

6. Picadas de formigas:

As picadas de formigas vermelhas ocorrem através da injecção de veneno na pele das pessoas. Isso faz com que nossa pele fique irritada e inflamada, para além de causar comichão. Para evitar esses sintomas, recomendamos a aplicação de um creme de cortisona na área afectada. É provável que as picadas produzam bolhas, por isso evite ao máximo coça-las para não infectar ainda mais a área.

7. Picadas de escorpião:

Com picadas de escorpião temos de ter em atenção três factores importantes que devem ser levados em consideração para conhecer o nível de gravidade:

1. Tipo de escorpião, 2. Idade da pessoa (é mais perigoso nas crianças) e 3. Quantidade de veneno no corpo.

As indicações para tratar estas picadas são as seguintes: Retire raspando com uma navalha o ferrão do animal no corpo da pessoa. Evite usar pinças para removê-lo, porque se pressionado demais, o saco de veneno pode  explodir e o nível de veneno dentro do corpo aumenta.

Uma vez retirado o ferrão, lave bem muito bem a área afectada com água e sabão. De seguida, aplique gelo sobre a área durante 10 minutos. Deixe repousar e volte a colocar o gelo.

8. Picadas de vespas ou abelhas:

As picadas das abelhas ou vespas costumam ser muito dolorosas porque o ferrão do animal fica preso na nossa pele. O que geralmente é perigoso nesses tipos de picadas é o fato de que as maiorias das pessoas são alérgicas ao veneno das mesmas. Caso seja alérgico, deverá ir ao médico imediatamente.

O que deve fazer com uma picada desse tipo é verificar se o ferrão ficou dentro da pele. Se for esse o caso, extraia com uma pinça. Pode também espalhar vinagre branco na área ou lama para reduzir o inchaço.

Compartilhe com seus amigos e familiares essa informação, para que eles possam saber como agir contra as picadas desses insectos!

Fonte: Lavozdelmuro/ Etapainfantil

Partilhar:

Relacionados: