Muito importante! Vê como reclamar os teus direitos às seguradoras para não seres prejudicado!

Muito importante! Vê como reclamar os teus direitos às seguradoras para não seres prejudicado!

21 Março, 2016 Não Por admin

Tens dificulades na regularização dum sinistro, ou interpretas as condições do contrato de forma diferente do que a tua seguradora? Fica a saber como reclamar.

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Sejam quais forem as dificuldades que surgem com uma seguradora, seja depois dum sinistro ou por causa da cobrança de prémios – o primeiro passo é sempre entrar em contato com a companhia de seguros. Todas as seguradoras têm uma área que trata das reclamações.

Se fizeres a tua reclamação por telefone, deves anotar a data e a hora do telefonema, assim como o nome da pessoa com quem falaste. Se entrares em contato por email ou pelo formulário online, guarda os comprovativos da tua comunicação. Quando reclamares por escrito deves fazê-lo num prazo de 15 dias desde que o teu problema surgiu. Vale a pena investir numa carta registada, de forma a provar que entraste em contato com a seguradora.

Reclamar seguros: a documentação necessária

Quando te diriges à tua seguradora, deves explicar o teu problema e o teu objetivo de forma clara. Identifica-te com nome, morada, número do contrato ou número do sinistro. Se tiveres cópias de recibos, faturas e identificação de testemunhas, podes enviar também. Deves sempre guardar uma cópia de todas as comunicações feitas.

Se não conseguires chegar a um acordo com a companhia e sentes que tens razão, podes reclamar no Portal do Consumidor ou no Portal do Consumidor do Instituto de Seguros de Portugal.

Reclamar seguros: onde reclamar

O Instituto de Seguros de Portugal é a autoridade nacional responsável pela regulação e supervisão de seguradoras. Fazer reclamação no ISP é gratuito. O Instituto não toma decisões vinculativas sobre os casos, mas o seu parecer tem um papel relevante na resolução dos mesmos. Podes dirigir a tua reclamação atráves do site do ISP ou por correio postal, eletrónico ou fax. Outra forma de a tua reclamação chegar ao ISP é usar o livro de reclamações.

Alternativamente, podes reclamar no CIMPAS – o Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros. O CIMPAS formula uma recomendação à tua seguradora, depois de ter recebido a sua reclamação. Mas atenção: O CIMPAS não pode revogar nem alterar as decisões dos seguradores.

Caso não fiques satisfeito com o resultado das tuas reclamações, podes sempre te dirigir a uma Associação de Defesa do Consumidor como a DECO ou a um centro de informação autárquica ao consumidor (CIAC). Se procurares a palavra CIAC no Portal do Consumidor saberás se há um CIAC no teu concelho.

Ir a Tribunal devia sempre ser os teu último recurso, visto ser um processo que leva tempo e custa dinheiro.

Fonte: CarolineBenzelMonteiro

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