Nunca mais vais querer limpar os ouvidos depois de saberes isto!
Este artigo vai te explicar porque nunca deves colocar nada dentro dos ouvidos, e muito menos limpar usando cotonetes! Talvez a partir de agora mudes a forma como os limpas!
Provavelmente já ouviste a tua mãe ou avó a dizer para não enfiares cotonetes nos ouvidos, porque poderias acertar no tímpano.
Primeiro, a verdade é que não precisas limpar o teu ouvido. Segundo o médico Douglas Backous, a cera de ouvido, existe para nos proteger. A sua finalidade é manter o canal auditivo limpo. Ela ajuda a afastar a poeira e sujidade dos nossos tímpanos e também exerce papéis anti-bacterianos e de lubrificação. Os nossos ouvidos se limpam sozinhos. Quando a cera seca, cada movimento do maxilar, quando você mastiga alimentos ou conversa com seus amigos, ajuda a trazer a cera velha para fora da abertura da orelha.
A questão é que sempre pensamos que somos mais inteligentes que os sistemas do nosso corpo que existem desde sempre. Sendo assim começamos a meter coisas os nossos ouvidos cheios de cera. O cotonete pode parecer muito pequeno, mas na realidade o que ele faz é empurrar a cera do ouvido mais para o fundo do ouvido, é ai que começa o problema, movimentamos a cera para locais que não se limpam sozinhos, onde ela acaba por ficar presa.
Essa cera que fica presa, está repleta de fungos, bactérias e vírus acumulados no ouvido externo, e assim ela pode te causar dor e infecções.
Além disso, empurrar a cera para dentro do ouvido pode também bloquear o canal auditivo, levando à perda de audição, ou se você empurrar ainda mais fundo, pode levar à ruptura do seu tímpano, e acredita, isso será extremamente doloroso.
Anualmente cerca de 12 milhões de pessoas vão ao médico com “cera excessiva ou impactada” nos EUA. Uma maneira de dizer que eles tem sérios problemas com cera de ouvido. Desses 8 milhões acabam em procedimentos para retirada de cera realizado por profissionais médicos, e isso não inclui o especialista em cone chinês da esquina, segundo a Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (AAO-HNSF).
Os seus ouvidos só precisam realmente de uma limpeza de um profissional médico, se você sentir que estão cheios ou se notar mudanças na sua audição que possam ser relacionadas ao acumular de cera. A AAO-HNSF achou tão importante frisar que não se deve enfiar cotonetes dentro do ouvido, que divulgou uma declaração oficial a esse respeito, voltada a médicos e pacientes. O site da empresa Q-Tips a maior fabricante de cotonetes nos EUA, avisa que o produto só deve ser usado “na área externa do ouvido, sem penetrar no canal auditivo”.
É nesse momento que muita gente torce o nariz e diz que não pode deixar de limpar os ouvidos. Backous diz, que isso é apenas um ciclo vicioso de “sentir comichão e coçar”. Quando mais você esfregar a pele da sua orelha, mais histamina é liberada, mais irritada e inflamada a pele vai ficar, e mais você vai querer coçar. Até porque, como o cera é lubrificante, a sua remoção deixa os ouvidos mais ressecados, o que a levará a continuar a enfiar cotonetes neles, em um esforço completamente equivocado para encontrar o alivio.
Mas se realmente não consegues deixar os teus ouvidos em paz, Backous recomenda que o limpes através de líquidos próprios. E aqui está um caseiro e bem simples de fazer, basta algumas gotas em cada ouvido de uma mistura feita com partes iguais de vinagre branco, álcool cirúrgico e água da torneira na temperatura do corpo. (Segundo o médico se a mistura estiver quente ou fria demais, você pode sentir tonturas). E por último ele ainda alerta, “não é bom colocar nada dentro do ouvido”.
like√√