Porque deves ir regularmente a praia segundo os neuro-cientistas

Porque deves ir regularmente a praia segundo os neuro-cientistas

16 Setembro, 2018 0 Por Admin2

Passar tempo ao ar livre, caminhar nos bosques, nas montanhas ou na praia, traz benefícios para o nosso corpo e mente.

Talvez nem todos saibam que apenas passar um tempo na praia pode nos trazer um resultado muito positivo, a começar pela diminuição dos níveis de stress que acumulamos todos os dias. Mas em que modo ir a praia, estar um tempo na areia ou simplesmente dar um mergulho no mar pode fazer a gente se sentir melhor?

Sabe-se que passar tempo ao ar livre é bom para o corpo e para a mente. Segundo os neuro-cientistas, mesmo passar um dia na praia de vez em quando teria implicações positivas para as nossas vidas. A paz e a calma que respiramos no mar, segundo estudos, são definidas como o “Espaço Azul”. Desta forma, foram apelidados os efeitos benéficos no cérebro causados pelo ruído das ondas e pelo ar relaxante típico das praias. Quando estas no “espaço azul”, sentes-te à vontade, quase hipnotizado.

Quando percebes que estas relaxando a beira da praia, não é só uma coisa da tua cabeça mas, na verdade, é uma maneira diferente de reacção cerebral com os estímulos do ambiente externo! Mas como o mar pode ajudar o corpo?

Ir à praia reduz o stress

O inimigo natural do stress é exactamente a água, então, dares um mergulho ou simplesmente molhares os pés, vai fazer com que sintas uma sensação de relaxamento. A água tem a particularidade de te fazer sentir à vontade e mimado, até mesmo a cor que distingue o mar, ou seja, o azul, tem a capacidade de reduzir o stress.

Ir à praia reduz sentimentos de depressão

O som das ondas e o cheiro do mar podem ajudar a alcançar um espaço meditativo, longe do caos da vida quotidiana e do stress da cidade. Dar um passeio à beira-mar, respirando profundamente enquanto é embalado pelo som das ondas, pode ter implicações muito vantajosas.

O mar ajuda a sua criatividade

Assim como ajuda a reduzir o stress e os sintomas depressivos, a praia pode ajudar a superar os bloqueios criativos que frequentemente nos atormentam. Como quando estas em um estado meditativo, a calma da praia ajuda a te concentrares nas coisas que realmente precisas. Estar no espaço azul permite que limpes a mente e enfrentes os projectos de uma maneira mais criativa.

Portanto, passares regularmente tempo na praia pode mudar a tua visão de vida para melhor. Estar em contacto com a natureza, geralmente tem um bom resultado sobre o físico e a saúde, mas a praia em particular, pode actuar directamente na alma e no espírito!

Partilhar:

Relacionados: