Quem nunca jogou paciência no PC? Apostamos que não fazes ideia porque o jogo foi criado!

Quem nunca jogou paciência no PC? Apostamos que não fazes ideia porque o jogo foi criado!

1 Janeiro, 2016 0 Por admin

Popular nos anos 1990 e 2000, o jogo Paciência que vem instalado no Windows não tinha somente a função de entreter.

size_810_16_9_paciencia

Ele foi criado para ensinar a fluência de mouse para as pessoas numa época em que usar um computador era sinónimo de digitar linhas de código, de acordo com o site da revista Mental Floss.

Com este jogo, os usuários de PCs praticavam o uso do mouse, clicando sobre cartas e arrastando-as para seu destino.

O Paciência existe desde o século XVIII como um jogo de cartas, mas a sua versão digital chegou com o Windows 3.0 (1990) – e outros jogos como este também tinham funções pouco conhecidas.

Campo Minado, FreeCell e Copas

O Campo Minado tinha um objetivo semelhante ao do Paciência. A diferença é que a ideia era acostumar os usuários do Windows a clicar com os botões direito e esquerdo do mouse no momento certo.

Já o FreeCell era mais voltado para software do que para o usuário. Ele vem com o pacote Win32s, que permitia que aplicações de 16 bits funcionassem no Windows 3.1. O objetivo era testar a camada thunking de 32 bits. Se houvesse um problema, o jogo não corria.

O caso do Copas é um pouco diferente. A ideia da Microsoft era estimular o uso da tecnologia NetDDE, que permitia a comunicação com outros clientes de Copa sem uma rede local. Diferentemente dos demais, ele chegou no Windows for Workgroups 3.1.

No Windows 8, a Microsoft tirou os jogos clássicos do seu software. Mas, atendendo a pedidos, o Paciência voltou no Windows 10. Os demais também estão disponíveis, apesar de estarem “escondidos” na loja virtual da Microsoft, a Windows Store.

Fonte:exame.com

Partilhar:

Relacionados: