Tiras as cutículas das unhas? Não o devias fazer! Elas não são inúteis como muita gente pensa!

Tiras as cutículas das unhas? Não o devias fazer! Elas não são inúteis como muita gente pensa!

26 Maio, 2016 0 Por admin3

Quase todas as pessoas tiram as cutículas, mas nunca o deviam fazer! As cutículas são uma parte esquecida da anatomia humana. É comum tratarmos essa pequena pele existente na base de cada unha da mão e do pé, como algo dispensável que só atrapalha. Mas não é bem assim.

As cutículas, também conhecidas como eponíquios é o ponto de conexão entre as unhas e o corpo. As unhas são feitas de camadas de queratina, uma proteína que também existe na pele e no cabelo. Os cavalos tem queratina nos cascos. Os chifres dos rinocerontes são feitos de queratina, parecida com a nossa unha só que muito mais espessa.

A parte que conhecemos das unhas – a parte que normalmente se apara – é conhecida como lâmina ungueal. A cutícula se sobrepõe à lâmina ungueal na base da unha. À medida que as células da unha envelhecem, elas endurecem e são empurradas para fora, por baixo da cutícula, e você pode ver as células mais velhas que compõem a porção visível das unhas.

cuticulas_unhas

Mas pode-se tirar?

O hábito de cortar as cutículas é um hábito do nosso país. Normal se viajar para certos países vai ficar surpreso ao ver que algumas manicures nem pensam no alicate.

As cutículas não representam uma parte inútil da estrutura dos dedos. Ajudam a proteger as novas células de queratina de danos enquanto elas amadurecem e estendem o comprimento das unhas. A maneira pela qual a cutícula se sobrepõe à lâmina ungueal também ajuda a selar a brecha entre a pele e as unhas. Sem essa vedação, os dedos ficariam mais suscetíveis a intrusões e subsequente infecção por vírus e bactérias.

Dra. Ana Célia Xavier, dermatologista do Hospital São Camilo (SP) diz que por se tratar de uma estrutura protetora, o mais adequado é não retirá-la por completo. “Empurre-as com uma espátula de forma delicada para não as danificar.

Para manter as cutículas sempre com boa aparência, recomenda o uso de ceras ou hidratantes próprios para essa finalidade”, orienta a médica.

A podóloga Dina Souza do Studio de Beleza Sonia Nesi (RJ) também recomenda o uso de complexos redutores de cutículas que empurram a cutícula sem retirá-la, além de protegê-la, hidratá-la e reduzir a sua espessura.

Fonte: diariodebiologia.com

Partilhar:

Relacionados: