Sabes quanto dinheiro é literalmente esbanjado com o Presidente da República? Foram reveladas as contas… Simplesmente vergonhoso e revoltante o que é gasto e as mordomias que têm mesmo numa altura em que todo o país sofre de fortes diminuições nos seus rendimentos, desemprego altíssimo, emigração em massa e até pessoas a terem que ir viver para a rua!!
É isto que queremos para o futuro?
Presidência dá trabalho a 242 pessoas
No final de 2015, trabalhavam para a Presidência da República 242 pessoas, o que traduz a saída de cinco efectivos face a 2014. Nesse ano, os funcionários dividiam-se em duas categorias: 88 trabalhavam nos Serviços de Apoio Directo ao Presidente (SAD) e 159 na Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR). O pessoal dos SAD pode manter o vencimento de origem e não tem direito a receber horas extra. Entre os da SGPR, quase metade recebe menos de 1.000 euros. A última avaliação de desempenho ao pessoal data de 2009 e há 12 trabalhadores sindicalizados.
Quase um milhão de euros no banco e 19 mil no cofre
A Presidência da República tinha, no final de 2014, de acordo com a auditoria do Tribunal de Contas, 955 mil euros depositados em três contas diferentes da Caixa Geral de Depósitos e 12 mil euros em duas contas na agência que gere a dívida pública, o IGCP. A Secretaria-Geral tinha nessa altura um fundo de maneio de 19 mil euros, guardados num cofre.
Palácios são próprios, mas há imóveis alugados
São propriedade da Presidência da República o Palácio de Belém e o Palácio da Cidadela de Cascais. Há depois quatro imóveis que foram cedidos gratuitamente: um armazém na Calçada da Ajuda, a Casa do Regalo (onde foi instalado o gabinete do ex-presidente Jorge Sampaio), uma fracção no Edifício Presidente (na avenida 5 de Outubro, onde funciona o gabinete de Ramalho Eanes) e parte do Convento do Sacramento, para onde se vai mudar Cavaco Silva. Estão ainda alugados dois imóveis: um 2º andar na Rua de São Bento, onde está instalado o trabalho de Mário Soares, e a Associação de Resgate-Instituto Conde Agrolongo.
O gabinete de Maria Cavaco Silva
A mulher do Presidente, Maria Cavaco Silva, tem direito a um gabinete próprio, que funciona na Casa Civil, constituído por dois adjuntos e um secretário.
Quatro secretárias, um médico e dois enfermeiros
Cavaco Silva tem um chefe de gabinete, dois adjuntos, duas secretárias pessoais, uma assessora e uma consultora. Também tem direito a um médico e dois enfermeiros. O médico e um dos enfermeiros recebem 3.174 euros. A enfermeira ganha 2.987 euros. Todos recebem despesas de representação.
Chefe da casa civil recebe despesas como um governante
O chefe da Casa Civil e o chefe da Casa Militar podem receber 3.734 euros, o valor do salário de um director-geral, caso não queiram optar pelo vencimento de origem. Mas têm direito a despesas de representação iguais às dos secretários de Estado: 1.522 euros mensais. O Presidente tem direito a um salário de 7.249 euros (do qual abdicou para receber uma pensão a rondar os 10 mil euros) e despesas de representação de 2.963 euros – que recebe.
Presidente tem 49 carros ao dispor
A lei diz que o Presidente tem direito a “a veículo para uso pessoal”, mas não estabelece qualquer limite ao número de carros. No final de 2014, a Presidência tinha no seu parque automóvel 49 viaturas, 13 do Estado e 36 em regime de aluguer de longa duração. O Presidente, a sua esposa ou os ex-presidentes têm motorista pessoal.
estou sem palavras, ou não tenho de momento na ponta da língua as palavras adequadas para esta situação,
mas agora lembrei-me de repente que tenho na garagem uma viatura que comprei faz 8 anos e é do ano 2001, já tem 15 anitos e que anda muito bem, “àa também já me recordo que a casa onde vivo com minha esposa e meus dois filhos sem emprego foi construída por mim próprio com o dinheiro que eu e a minha esposa ganhei na Suiça em cinco anos que la estivemos.
porque neste país de mer a só bom para alguns que teem não sei quantos carros de alta gama (novos) e não sei quantas casas de luxo dinheiro nos bancos nos cofres e muito mais. ai que saudades tenho do meu Salazar esse sim que era um governante.
agora de momento não me recorda mais nada
è uma ofensa a qualquer cidadão comum. Não é assim que este país vai em frente Chega de sanguessugas.
Realmente é uma vergonha para o País pobre, estes valores, por isto e por outras a despesa do estado não baixa e é sempre a aumentar. Por muito que aumentem os impostos e roubem aos poucos que ainda trabalham de nada serve. Mas deixemos de ilusões qualquer que seja o Presidente e/ou Governo independentemente da cor partidária) são todos iguais, quanto toca a mordomias.
hehehehehehheehehe esse nosso povo portugues e cego mas eles gostam de levar porrada de serem sugados e ainda assim vivem felizes kekekekekekekekke eu pirei-me dai esses filh….da politica de mim nao veram um tostao kekekekekekekkekekeekekvai chegar altura que esses politicos vao-se roubar a entre eles nao vai haver ai ninguem pra pagar impostos kekekekekekekekeekekekek pirem-se dai pessoal .amo meu pais mas so volto quando aparecer outro salazar kekekekeekekekekekekekekkekeekekekekekekekekekkekekek
estou plenamente de acordo com o António santos, e aproveito para dizer a todos os jovens que possam sair deste pais de má politica, pais de tachos sem fundo pais que praticamente 40 % são da politica e afins 40 % são idosos e doentes 10 % são reformados e os outros 10 % são os que trabalham para esta corja de ladrões,
jovens imigrai, a não ser que o vosso pai tenha taxo e quando embarcar fique para vos como Herança-.
Zé dos Caracóis
Há dias, num debate, um candidato que tinha mais gente numa vila alto-minhota, do que Belém em Lisboa, assumiu que reduzia o orçamento para cinco milhões.
Sem dinheiro não pode haver vícios. Claro que há os funcionários, mas esses podem muito bem ser transferidos para serviços e ministérios com carências.
Os carros, quase meia centena, é trocá-los por nacionais: vai sair este ano um elétrico, bastante ousado, para não dizer inteligente com um custo tão baixo e com autonomia que envergonha os estrangeiros como o Tesla que deixam muito a desejar. Acabava-se com os carros poluentes e consumia-se a energia eólica durante a noite que é fornecida gratuitamente a Espanha para as suas indústrias laborarem.
Recordo-me da sua belíssima imagem: “o nosso país é como uma casa de uma família em que as luzes estão todas ligadas, as torneiras todas abertas”…
Vamos lá desligar as entradas de importações inúteis – a subida do imposto de selo vai dar uma ajudinha; fechar as torneiras, como fazem os japoneses, por exemplo, com uma dívida do pib de 200%, mas suportada exclusivamente pelos nacionais.
Onde está o nosso patriotismo de 900 anos?
Pergunto: Quantos canalhas é que fazem falta,para acabar com esta canalhice?
Há muitos canalhas desempregados,pobres sem cheta,se calhar a dormir na rua e cheios de fome,que de bom grado dizimariam esses grandes canalhas………………….penso eu de que…………………………eheheheh