10 Substâncias tóxicas que consomes e dás aos teus filhos todos os dias sem saberes!
Provavelmente nem imaginavas, mas a verdade é que consomes estas substâncias tóxicas quase diariamente, e o pior é que também as dás aos teus filhos.
Apesar de serem muito mais frequentes nos produtos industrializados, as substâncias tóxicas também podem estar nos alimentos que parecem mais naturais, como a fruta.
Conhecê-las e saber onde costumam estar pode ser a forma mais eficaz de se proteger e de proteger a sua família.
Descubra as dez substâncias tóxicas que, segundo destaca o Reader’s Digest, está a ingerir e a dar aos seus filhos sem se dar conta.
-
Óleo vegetal bromado
Não, não se usa para cozinhar. É um aditivo que impede os aromas cítricos de se separarem em bebidas desportivas e refrigerantes. Apesar de os efeitos não serem claros, sabe-se que em grandes quantidades deixam resíduos na gordura corporal, e na gordura presente no cérebro, fígado e outros órgãos
-
Pesticidas
São muito usados na produção de frutas e vegetais. Conheça os alimentos mais e menos contaminados com pesticidas e tente, sempre que possível, optar pelos livres destas substâncias.
-
Arsénio
É um conhecido carcinogénico humano e pode estar presente no arroz.
-
Ftalatos
Presentes em muitos plásticos e até embalagens de comida, interferem com as hormonas, podendo afetar o crescimento e desenvolvimento dos fetos e das crianças.
-
Bisfenol A
Atualmente está menos presente em recipientes de plástico do que antigamente, mas estudos sugerem que pode estar presente nos enlatados. Os seus efeitos podem incluir cancro, distúrbios de comportamento, danos no sistema reprodutivo e no desenvolvimento do cérebro.
-
Corantes alimentares
Alguns estudos sugerem que estes aditivos podem provocar hiperatividade em algumas crianças.
-
Sacos de pipocas de micro-ondas ou outras embalagens de comida
As altas temperaturas do micro-ondas podem levar à libertação de químicos tóxicos presentes nestas embalagens preparadas para absorver as micro-ondas e cozinhar a comida, mas que podem afetar o desenvolvimento das crianças e estão até ligados ao cancro.
-
Aspartame
Os adoçantes artificiais podem parecer melhores do que o açúcar para as crianças, mas segundo vários estudos são todos, e em especial o aspartame, desaconselhados para as crianças.
-
Antibióticos e hormonas de crescimento presentes na carne e nos laticínios
Apesar de os efeitos estarem pouco estudados, aponta-se para a possibilidade de provocarem coisas como puberdade precoce ou até cancro.
-
Carnes processadas
A Organização Mundial de Saúde inclui as carnes processadas na lista de carcinogénicos.