
12 Alimentos que guardas no frigorífico, mas NUNCA o devias fazer!
Grande parte das vezes guardamos alimentos no frigorífico que na verdade, não deveriam ser armazenados em refrigeração. Em 99% dos casos, isso não vai fazer mal à saúde, mas vai alterar a textura e o sabor dos alimentos.
Conhece os 12 alimentos que não devem ser guardados no frigorífico:
1. Óleos
Guardar óleos no frigorífico pode deixá-los pastosos e indigestos. A maioria tende a solidificar-se em temperaturas mais frias, demorando para se tornar líquido novamente.
2. Café
Seja moído ou em grãos, o café nunca deve ser armazenado no frigorífico, pois ele é praticamente uma esponja de aromas. Dentro do refrigerador, ele poderá absorver, de forma irreparável, o cheiro de qualquer alimento que estiver lá dentro. E, com a mudança instantânea de temperatura, o café perde a humidade, acarretando uma diminuição do sabor.
3. Tomates
O maior problema com o armazenamento de tomates no frigorífico é que a temperatura fria estraga a textura, deixando-os moles e aguados.
4. Cebolas
Assim como os tomates, as cebolas ficam feias e moles quando armazenadas no frigorífico. Quando ela está cortada, mesmo que se embrulhe muito bem, ela irá ficar ressequida. A cebola também emite um odor que pode prejudicar outros alimentos presentes no ambiente.
5. Batatas
A temperatura baixa elimina o amido dentro das batatas, tornando-a adocicada ou arenosa e prejudicando seu sabor. O dano, nesse estágio, é irreparável.
6. Bananas
Apesar do refrigerador desacelerar o processo de amadurecimento da banana, mantendo-a verde por mais tempo, se ela estiver madura, a pele pode ficar preta ou castanha. Porém, fique tranquilo, o seu sabor continuará perfeito.
7. Mel
É possível que um pote de mel de mil anos continue tão fresco quanto no dia em que foi colocado no recipiente. Ele é, naturalmente, um alimento preservado. Colocar o mel no frigorífico vai aumentar a velocidade da cristalização do açúcar, deixando-o muito mais duro.
8. Alho
Esse alimento perde a qualidade rapidamente no frigorífico. Ele tende a ficar grudento ou emborrachado. Sua aparência também pode mudar, podendo ficar “murcho”. O sabor diminui e perde sua principal característica no paladar.
9. Melão
É aconselhável que se guarde melões cortados no frigorífico. Porém, enquanto estiverem inteiros, deixe-os em temperatura ambiente. Uma pesquisa mostrou que, ao ser deixado em temperatura ambiente, o melão mantém os níveis de antioxidantes intactos.
10. Abacate
O abacate geralmente quando é comprado, vem ainda muito verde e precisa amadurecer. Colocá-lo no frigorífico irá retardar ainda mais seu amadurecimento. O mesmo acontece com o mamão.
11. Pães
Pães ficam ressequidos e endurecidos no frigorífico. É preciso refrigerá-los apenas quando já são sandes, por conta do recheio. E, ao contrário do que se pensa, o pão estraga mais rápido em menores temperaturas.
12. Ervas frescas
A menos que consiga guardá-las muito bem num recipiente hermético, não deve refrigerar as ervas. As ervas frescas absorvem os odores à sua volta, e recuperar seu sabor original é impossível. Elas também perdem o sabor e ressecam rapidamente no frigorífico.
Fonte: www.saudecuriosa.com.br/12-alimentos-que-voce-nao-deve-guardar-na-geladeira
Partilha com os teus amigos e familiares!