12 Sinais de que pode ter um ataque cardíaco em breve!

12 Sinais de que pode ter um ataque cardíaco em breve!

7 Março, 2015 0 Por admin3

Todos nós devíamos conhecer estes sinais, pois se detetado com antecedência podemos evitar um trágico final! Este artigo e a tua partilha podem vir a salvar vidas!

ataque_cardiaco_sintomas

O ritmo de vida que a maioria de nós leva hoje em dia e os hábitos nada saudáveis, especialmente quanto a alimentação, costumam ser prejudiciais. Em casos extremos, o resultado dessa vida louca – digamos assim – são os conhecidos ataques cardíacos, complicações do coração que estão se mostrando cada vez mais comuns, em homens e mulheres, com o passar do tempo.

Mas, ao contrário do que costumamos ver na TV e nos filmes, ataques do coração nem sempre acontecem de repente. Na grande parte das vezes, o corpo costuma dar sinais de alerta semanas ou meses antes do problema. Acontece, no entanto, que as pessoas costumam ignorar esses sintomas por falta de conhecimento ou por não prestarem muito atenção em si mesmas ou a um conhecido.

ataque_cardiaco_sintomas_2

Portanto, se você tem hábitos menos saudáveis – como fumar, comer muita gordura, não ir ao médico e não praticar qualquer tipo de exercício físico – e se tem histórico familiar relacionado a complicações cardíacas, esteja atento! Conheça, em baixo, alguns dos sinais mais comuns de que você pode ter um ataque cardíaco em breve:

OBS: Nada de paranóias! Ninguém está a afirmar que você vai ter um ataque por ter um ou outro sintoma descrito na lista. Em caso de dúvidas, procure um médico!

1. Ansiedade

É comuns que pessoas que estão prestes a sofrer um ataque cardíaco sintam-se extremamente ansiosas.

2. Desconforto no tórax

Mesmo que nem todos os ataques cardíacos causem dor e mesmo que nem toda a dor no tórax seja causada por um problema no coração; é bom prestar atenção a esse sintoma. Além disso, a sensação pode não ser necessariamente de dor, mas também de pressão ou de “queimação”, como acontece muito no caso das mulheres.

3. Tosse

Se você está doente ou é alérgico, sua tosse pode ter outros motivos. Mas, no caso do ataque cardíaco, a pessoa pode vir a ter um acumular de líquido no pulmão e, por consequência, tossir bastante sem razão aparente.

4. Vertigem

Se o coração não bombear sangue suficiente para o organismo, a pessoa pode sentir vertigem e até mesmo perder a consciência. Mas esse pode ser também um sintoma de arritmia.

5. Fadiga

Considerado um dos sintomas mais comuns entre mulheres, a fadiga pode acontecer tanto na hora do ataque como dias ou semanas antes. Mas, calma, como nos demais casos, é preciso levar em conta que se sentir cansado depois de um exercício físico, por exemplo, é perfeitamente normal. No caso de um ataque cardíaco, por outro lado, o cansaço é intenso, repentino e não tem motivo aparente.

6. Náusea ou falta de apetite

Um dos sintomas de ataque cardíaco é o inchaço abdominal, que pode fazer com que a pessoa se sinta enjoada ou sem fome.

7. Dor em outras partes do corpo

Ombros, braços, mandíbula, pescoço e abdómen são algumas outras partes do corpo, além do tórax, que podem ficar doridas antes de um ataque cardíaco. Entre homens, é comum que a dor seja no braço esquerdo; entre mulheres, nos dois braços.

8. Pulsação rápida ou irregular

Se a aceleração cardíaco for acompanhada por fraqueza, tontura ou respiração curta, pode ser indício de um problema cardíaco, tanto um ataque quanto uma arritmia.

9. Respiração curta

A menos que você tenha problemas pulmonares, a respiração curta e insuficiente pode ser um sintoma de um ataque do coração.

10. Suar sem motivo

Começar a suar sem motivo é um possível indício de ataque cardíaco.

11. Inchaço

Problemas no coração podem causar retenção de líquidos no organismo e, portanto, inchaço em algumas regiões do corpo. Normalmente os pés, os tornozelos, as pernas e o abdómen podem ficar inchados nesses casos.

12. Fraqueza

Durante o ataque ou um tempo antes, sentir uma fraqueza intensa e repentina, sem qualquer motivo aparente; pode ser um sinal de alerta.

Partilhe este artigo com toda a gente que conhece! Essa sua partilha pode vir a salvar vidas!

Partilhar:

Relacionados: