7 Produtos que se estiverem fora do prazo podem matar-te e tu nem imaginavas!

7 Produtos que se estiverem fora do prazo podem matar-te e tu nem imaginavas!

30 Junho, 2016 Não Por admin3

Certos produtos quando consumidos/utilizados fora do prazo de validade podem fazer muito mal à saúde. Mas sabias que alguns deles podem até matar-te?

Na hora de comprar um alimento, muita gente não presta atenção no fator mais importante que é a data de validade. Se perceber qualquer tipo de irregularidade no alimento, pode exigir a troca ou mesmo a devolução do dinheiro pelo estabelecimento.

De acordo com o médico coordenador do centro de assistência toxicológica do Hospital de Base, Carlos Caldeira, em entrevista ao G1, “Quando a pessoa ingere este tipo de alimento ela se infecta com as bactérias e pode apresentar náuseas vomito, diarreia, cólica, que podem evoluir para quadros graves, podendo chegar a óbito”.

Já passou mal ao comer algum alimento ou usar um produto? Veja alguns produtos que, se estiverem fora da data de validade, podem até matar e você nem imaginava.

Leite

estragados_matar_1

O leite é uma bebida que se faz presente na mesa de muitas pessoas. Adultos e crianças tomam o seu copinho diário de leite todas as manhãs ou noites. Mas se consumido depois do prazo de validade, pode causar danos ao corpo.

De acordo com a nutricionista Gisela Peres, em entrevista ao portal R7, afirma que “a bebida estragada pode causar desde uma irritação gástrica até uma intoxicação ou gastroenterite bacteriana severa (intoxicação alimentar que pode ser provocada por diferentes bactérias como a salmonela).

Os sintomas variam de acordo com o tipo de contaminação do produto, que pode ser por adulteração na sua composição original, manipulação inadequada ou armazenamento inadequado.”

Carne de Frango

estragados_matar_2

De acordo com a nutricionista Alessandra Veggi, do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição(Cecan), na Região Sudeste da ENSP, em entrevista ao informe ENSP, que “Um frango estragado é uma bomba-relógio na sua cozinha. Não deve conservar um frango cru no frigorífico por mais de 48 horas, nem deve comer um frango congelado há mais de seis meses. O frango podre tem um cheiro azedo que se parece com amoníaco. Aspecto descolorado ou textura viscosa também são sinais de que ele deve ir imediatamente para o lixo.”

Maionese

estragados_matar_3

A maionese pode causar um estrago enorme no organismo, se consumida depois de três meses de aberta. A ingestão pode causar dores na barriga, intoxicações alimentares graves, contaminação por salmonela e pode até levar à morte (em casos mais graves). Evite deixá-la de fora do frigorífico.

Cream Cheese e requeijão

estragados_matar_4

A nutricionista Alessandra Veggi ainda alerta que o Cream cheese e o requeijão também estão no grupo de risco de alimentos que podem fazer mal à saúde, caso ingeridos depois da validade.

Ela alerta que “diferentemente de queijos curados, elaborados com molde, como o gorgonzola e o roquefort, queijos em creme devem ser consumidos frescos. Deite fora se estiver com pontos esverdeados ou aspecto esverdeado (sinais de mofo). Verifique a data de validade. Uma vez aberto, o cream cheese ou o requeijão deve ser consumido em no máximo uma semana.”

Remédios

estragados_matar_5

De acordo com o chefe do Serviço de Emergência do Hospital São Lucas, o clínico geral Thiago Ribeiro, em entrevista ao jornal Extra, ”o consumo de remédios após a data de validade é bastante comum, sobretudo entre idosos, devido à dificuldade de ver o que vem escrito na embalagem. Se o medicamento fora de validade for utilizado para aliviar um sintoma, ele não vai passar. Mas se for para tratar alguma doença, como diabetes, hipertensão ou doença do coração, o problema vai progredir e o paciente pode ter um enfarte, por exemplo.”

Já a farmacêutica Adriane Martins Dias, coordenadora do curso de farmácia do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, também em entrevista ao jornal, “outras possíveis consequências do uso de fármacos orais fora de validade são náuseas, vómitos, lesões gástricas (que podem formar úlceras) e choque anafilático (em situações raras, se a pessoa tiver alergia à algum ingrediente da fórmula). Se o medicamento em questão for uma pomada, podem surgir efeitos tópicos, como vermelhidão e manchas na pele.”

Maquilhagem

estragados_matar_6

Usar maquilhagem fora de validade não é muito recomendado pelos especialistas. De acordo com a sócia da clínica Vous e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Fabiana Souto Maior, em entrevista ao portal Ego, “realmente é prejudicial usar produtos fora de prazo de validade. Enquanto a validade está ativa, o produto mantém as propriedades de ação intactas.

A falta de ação dos conservantes pode levar a irritações na pele e até infecções, pois favorece o crescimento de microorganismos, como bactérias e fungos.”

Carne vermelha

estragados_matar_7

A nutricionista Alessandra Veggi alerta que é perigoso ingerir carnes vermelhas fora do prazo. Segundo ela, “Um pedaço de carne é tentador, mas se for guardado de forma inadequada, pode encher-se de microrganismos perigosos e transmitir doenças. Dê uma olhada nas cores. O cinza é sinal de que alguma coisa está errada. Além disso, se o cheiro da carne for desagradável, deite fora. Se ainda não tem certeza, passe o dedo sobre ela. Qualquer textura viscosa é motivo suficiente para descartar o produto.”

Partilhar:

Relacionados: