É melhor atestares o depósito do carro até segunda feira! Vêm ai aumentos absurdos!

É melhor atestares o depósito do carro até segunda feira! Vêm ai aumentos absurdos!

15 Abril, 2016 Não Por admin

Abastecer o depósito volta a ficar mais caro a partir de segunda-feira. Nas principais gasolineiras, o preço do litro de gasóleo deverá subir até 3,5 cêntimos, enquanto o preço da gasolina passará a custar mais três cêntimos por litro, segundo fontes do sector. Movimentos que levarão os preços da gasolina e do gasóleo para máximos de Agosto e Outubro do ano passado.

card_combustiveis_230715

Os preços dos postos junto aos hipermercados, que ganharam muitos adeptos com a escalada dos combustíveis, também seguem as tendências de mercado. “A tendência da próxima semana será para uma subida de preço em todos os produtos”. Aqui, “as subidas deverão rondar os dois cêntimos para a gasolina e os três para o gasóleo”.

Isto porque as cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais aumentaram 11% e 7% na última semana, com o preço médio semanal da tonelada métrica a valer 426 euros e 310 euros, respectivamente, segundo dados da Bloomberg. Desde o início do mês, o ´diesel’ já valorizou 14% e a gasolina pulou mais de 37%. No início do mês, o preço médio da tonelada métrica do gasóleo valia 290 euros, enquanto que a da gasolina custava 310.

O aumento dos preços dos combustíveis reflecte ainda a valorização do ‘ouro-negro’, que desde o início de Abril já valorizou 15%. Já o euro regista uma perda semanal de 1,2%, o que agrava os efeitos da subida dos preços dos combustíveis para os consumidores europeus, dado que a matéria-prima é negociada em dólares. Por tudo isto, na próxima semana, “o aumento dos preços nas bombas vai ser mais acentuado que o habitual”, antecipou ao Económico fonte do sector.

O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,432 euros enquanto o do gasóleo vale 1,151 euros, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Os dados da DGEG mostram ainda que o preço da gasolina em Portugal vai ficar ligeiramente mais alto do que no início do ano, quando custava 1,363 euros por litro. Já o gasóleo passará a valer mais sete cêntimos do que no início de Janeiro, quando cada litro custava 1,089 euros.

O último relatório de Bruxelas mostra que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais alto em toda a União Europeia. Mais caro que em Portugal só na, Holanda, Itália, Suécia e Dinamarca. Já o gasóleo ocupa a sexta posição no ‘ranking’ dos 28 países do espaço comunitário.

Os mesmos dados mostram que em Espanha, por exemplo, o preço da gasolina é de 1,135 euros. Ou seja, há uma diferença para Portugal de 30 cêntimos por cada litro. Para o gasóleo, as diferenças são de 0,182 euros por litro. Um litro deste combustível vale 0,976 euros no país vizinho.

Fonte: economico

Partilhar:

Relacionados: