Acontecimentos incríveis previstos ate 2050
Para prever o futuro, não é preciso ser nenhum vidente, muitas vezes, basta saber analisar o presente e prever quais os acontecimentos que se seguem.
Prepara-mos uma lista com 17 possíveis acontecimentos desta primeira metade do século 21.
2019: Novos países podem aparecer no mapa mundial
A ilha de Bougainville, no Oceano Pacífico, é oficialmente um território autónomo de Papua-Nova Guiné. Contudo, pode se tornar num estado independente em 2019, caso a maioria dos moradores votem a favor desta decisão num referendo. Além dela, a Nova Caledônia também pode tornar-se uma nação independente. Hoje, faz parte da França.
2020: A construção do edifício mais alto do mundo será concluída
Actualmente, o edifício mais alto do mundo é o arranha-céu “Burj Khalifa“, no Dubai, mas a marca será superada em 2020. A Arábia Saudita terá terminado a construção do prédio baptizado de ”Jeddah Tower“, cuja altura, incluindo, a antena, será de 1007 metros.
2020: Primeiro hotel espacial entrará em funcionamento
A empresa privada Bigelow Aerospace planeia colocar em órbita uma unidade residencial, desenhada para receber hóspedes da terra. Os testes com estes módulos foram concluídos com sucesso, e um deles é inclusive usado por astronautas da Estação Especial Internacional como despensa.
2024: Foguete SpaceX viajará a Marte
A empresa SpaceX, fundada em 2002 pelo empresário-visionário Elon Musk, planeia fazer dois voos ao planeta vermelho. Primeiro, será enviada uma nave não tripulada. Depois, o primeiro astronauta.
2025: A população da Terra chegará a 8 biliões de pessoas
Segundo estimativas da ONU, a população no nosso Planeta chegará aos 8 biliões de pessoas em 2025. Já em 2050, de acordo com outros estudos, este número poderá chegar a 10 biliões.
2026: A construção da Sagrada Família, em Barcelona, será finalizada
Este templo é uma verdadeira construção de longo prazo, já que foi iniciada em 1883, graças a doações de filantropos. O atraso aconteceu devido à complexidade da fabricação dos blocos de pedra, já que cada um deles requer um tratamento individual e específico.
2028: Veneza será engolida pelo mar
Isto não quer dizer que a cidade desaparecerá totalmente sob a água (caso isto aconteça, não será antes de 2100). Contudo, há o temor de que o nível da Lagoa de Veneza suba tanto que as casas tornem-se ineptas para habitação.
2029: O asteróide Apophis ficará a uma distância de 38.400 quilómetros da Terra
Segundo estimativas iniciais dos cientistas, a probabilidade de um asteróide colidir com a Terra em 2029 era de 2,7%. Mas este dado foi revisto, o que ainda não se aplica às próximas aproximações do Apophis ao nosso Planeta.
2030: A camada de gelo do Árctico atingirá um novo recorde mínimo
O tamanho da camada de gelo que cobre o Árctico está a diminuir constantemente. De acordo com especialistas, antes do fim do século 21, este oceano começará a ficar sem gelo durante o verão.
2033: Programa “Aurora” enviará missão tripulada a Marte
O programa da Agência Espacial Europeia tem como objectivo explorar a Lua, Marte e os asteróides, e inclui tanto voos autómatos como tripulados. Antes de enviar pessoas a Marte, o projecto prevê o envio de cargas e testar tecnologias de aterragem e de retorno à Terra.
2035: Rússia planeia colocar em prática o tele-transporte quântico
Queremos deixar claro que não estamos a falar de movimentos instantâneos de objectos no espaço. O tele-transporte quântico implica na criação de um sistema de comunicação confiável, que realizará a transferência do estado de polarização dos fótons no espaço.
2036: Sondas irão explorar o sistema estelar Alfa Centauri
Dentro do projecto Breakthrough Starshot (algo como “disparo estelar”) há a pretensão de enviar uma frota de naves espaciais dotadas de uma vela solar ao sistema estelar mais próximo. Serão necessários uns 20 anos para alcançar o sistema Alfa Centauri, e mais uns 5 para informar a Terra sobre a aterragem.
2038: Os Arquivos Nacionais dos EUA revelarão o segredo sobre o assassinato de John F. Kennedy
Embora Lee Harvey Oswald tenha sido identificado como o assassino de John F. Kennedy, esta versão continua gerando muitas dúvidas: nem todo mundo acredita nela. Mas seja como for, foi decretado sigilo das informações sobre este crime até 2038.
2040: O Reactor Experimental Termonuclear Internacional entrará em funcionamento
A construção do Reactor Experimental Termonuclear Internacional começou em 2007 no sul da França, a 60 quilómetros de Marselha. Vale ressaltar que um reactor deste tipo é mais seguro do que um nuclear tradicional, já que em caso de acidente, os vazamentos seriam insignificantes, dispensando a necessidade de evacuação da população.
2045: Chegará a época da singularidade tecnológica
De acordo com os partidários da teoria da singularidade tecnológica, cedo ou tarde chegará o momento em que os avanços tecnológicos serão tão complexos que poderão ficar inacessíveis ao entendimento. Alguns acreditam que nesse momento haverá a integração entre humanidade e computadores, dando lugar ao surgimento de um tipo de homem totalmente novo.
2048: Fim da regra internacional que proíbe a exploração de minérios na Antárctida
Segundo o estabelecido pelo “Tratado Antárctico”, todas as pretensões territoriais naquele continente ficaram suspensas, e a Antárctida como um todo foi declarada área livre de armas nucleares. A extracção de minerais presentes no sexto continente está proibida actualmente, mas não se descarta que, depois de 2048, o acordo seja revisto com relação ao que existe no subsolo daquele ponto do Planeta.
2050: Começará a colonização de Marte
Supõe-se que, em 2050, colonos terão chegado ao planeta vermelho dentro do projecto Mars One. Mas antes disso, os pesquisadores terão muitos problemas para resolver. No entanto, alguns (como o co-fundador da Apple Steve Wozniak, por exemplo) acreditam que a humanidade não colonizará planeta nenhum. Isso, só o tempo dirá.