Aplicação permite carregar cartões Andante ilegalmente

Aplicação permite carregar cartões Andante ilegalmente

23 Junho, 2017 Não Por Admin2

Uma aplicação para “smartphone” tem sido usada para fazer carregamentos ilegais dos títulos Andante, permitindo aos utentes viajar à borla em toda a rede.

O TIP – Transportes Intermodais do Porto vai participar judicialmente os crimes por fraude cometidos pelas pessoas que foram apanhadas a usar os títulos fraudulentos e avançou com uma queixa-crime contra desconhecidos junto do Ministério Público, referiu ao JN o gabinete de comunicação.

A situação foi divulgada ontem pelo site de tecnologia “abertoatedemadrugada.com”. Contactada pelo JN, a assessoria do TIP confirmou que este consórcio já tem conhecimento da atividade fraudulenta há três meses, garantindo que os casos são “residuais e pontuais”. Mas o site noticiou que “há milhares de pessoas a viajar sem pagar nos transportes públicos do Porto, regravando continuamente o cartão Andante de modo a que esteja sempre carregado, mas sem pagar por isso”.

“Basta fazer uma cópia inicial do cartão enquanto este ainda tem créditos para gastar, usando-se um vulgar smartphone com NFC (Near Field Communication) e posteriormente poderá repor-se essa cópia no cartão após ter sido utilizado para algumas viagens, permitindo utilizá-lo para tantas viagens quantas se queiram à custa de um único carregamento”, diz a publicação. Além disso, nota que os novos cartões vêm com segurança acrescida e prazo de validade, mas “não têm segurança suficiente para evitar que se continuem a fazer viagens de graça”.

Segundo a fonte do TIP, a fraude não pode ser feita com assinaturas mensais. E os cartões em que é detectada a fraude são bloqueados, garante, explicando que tal vai contribuir para minimizar o problema. “Implementamos medidas para reforçar a segurança e evitar este tipo de fraude”, assegura, prometendo que irão reduzir “à mínima expressão possível” a pirataria informática.

Partilhar:

Relacionados: