Aprende a fazer a “bomba atómica” caseira contra os maus cheiros!
A tal da bomba nada mais é do que uma mistura feita com produtos naturais cuja função é deixar o ambiente cheiroso. Mas vai mais além.
Devido ao uso do bicarbonato de sódio e ácido cítrico em sua composição, o composto também tem poderes anti bacterianos.
Um estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, comprovou que o bicarbonato de sódio tem grande poder contra bactérias. Já o ácido cítrico é um produto fabricado naturalmente pelas frutas cítricas, e é um dos principais ingredientes dos detergentes que usamos para lavar louça, já que também tem um grande poder de limpeza e é um produto anti séptico, segundo publicação do site Daily Super Food Love.
E chamamos de “bomba” porque elas são isso mesmo: quando entram em contato com a água, “explodem” (borbulham) libertam um delicioso perfume no ambiente. Sendo naturais e cheios de propriedades boas, não tem como ser mau.
PASSO A PASSO
INGREDIENTES:
- Formas de Silicone para gelo
- 1 1/3 xícara de Bicarbonato de Sódio
- ½ xícara de Ácido Cítrico (vendido em lojas especializadas em produtos para a cozinha)
- 30 gotas de Essência de Lavanda
- 30 gotas de Essência de Menta ou Hortelã
- 30 gotas de Essência de Limão
- Uma Máscara Médica
- Um borrifador de água
MODO DE PREPARAÇÃO:
1. Coloque a máscara de proteção.
2. Misture o bicarbonato e o ácido num pote grande.
3. Pingue algumas gotas das essências no borrifador, e agite, para que se misturem bem. Isso serve tanto para dosear a quantidade de essência usada (você pode querer mais ou menos cheiroso) e é mais fácil de usar, pois a mistura vai ter um cheirinho só.
4. Vá espirrando as essências aos poucos na mistura do ácido com bicarbonato, sempre mexendo bem.
5. Depois de misturar tudo, coloque a mistura nos moldes de silicone e deixe secar por 6 horas.
COMO USAR
Quando suas bombas estiverem prontas, experimente colocar uma na sanita e ver a incrível química fazer efeito. Use-as, também, para decorar e perfumar ambientes ou armários, ou simplesmente guarde-as num pote hermeticamente fechado, para usá-las quando quiser.
E ainda, quando começarem a perder o cheiro, não deite fora! Dá para usá-las como pequenas esponjas de limpeza que ajudam a tirar manchas de superfícies claras (como pia, fogão, azulejos, paredes etc…).
Ou como higienizadora de frutas! Como as essências são comestíveis e usadas também para cozinhar, não há problema algum de “contaminação”.
Além disso, o bicarbonato e o ácido da bomba, ao entrar em contato com a água, são muito mais potentes do que só lavá-las em água corrente. Segundo artigo do site Daily Super Food Love, suas características químicas balanceiam o pH dos alimentos e os preservam por muito mais tempo, impedindo que as bactérias e o mofo se reproduzam. Morte às bactérias e bichinhos-da-maçã!
Sobrou mais de uma bombinha? Que tal usá-la para limpar aqueles cantinhos das unhas impossíveis de chegar com qualquer outro instrumento?
E tem mais uma dica: se tiver lava-louças, guarde uma dessas bombas para usar como sabão. Além de deixar os pratos super cheirosos, economiza um bocado
Fonte: Maria Giosa