Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the really-simple-ssl domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/muitofixe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/muitofixe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114 Boas notícias! Sempre que levares o teu animal ao veterinário, guarda as faturas!
Quem tem despesas em serviços médico-veterinários vai poder passar a deduzir 15% do IVA que tiver gasto, em IRS. Um incentivo fiscal que estava até agora disponível para despesas com manutenção e reparação de veículos automóveis, motociclos, em alojamento, na restauração e nos cabeleireiros e institutos de beleza.
A dedução é automática, a partir do momento em que é pedida a fatura com número de contribuinte (que deve ser validada no portal das Finanças), mas a devolução de IVA possível, com despesas nestes setores, está limitada aos 250 euros por agregado familiar (é o máximo que pode ser recuperado na altura de liquidação do IRS). A proposta do partido dos Animais (partido Pessoas-Animais-Natureza) foi aprovada esta segunda-feira, na votação na especialidade do Orçamento do Estado para este ano, mas acabou por ser bastante diferente do que tinha sido avançado inicialmente.
O PAN pretendia inscrever no Orçamento deste ano “a possibilidade de deduzir as suas despesas médico-veterinárias em sede de IRS, como despesas de saúde”, o que implicaria um gasto muito superior para o Estado, mas acabou por recuar na intenção, conseguindo desta forma que a esquerda aprovasse a proposta de alteração ao Código de IRS. PS, PCP e Bloco de Esquerda votaram a favor, o CDS contra e o PSD absteve-se, numa votação em que o PAN não está presente (nem os Verdes) por não terem assento na Comissão de Orçamento e Finanças, onde o OE está a ser votado artigo a artigo, bem como as respetivas propostas de alteração.
André Silva, o deputado do PAN, explicou ao Observador que avocou (chamou para discussão política em plenário) esta proposta de alteração que foi aprovada, que será discutida esta terça-feira. E fez o mesmo com a proposta que visava acabar com a isenção de IVA nas touradas, que acabou rejeitada também nas votações desta segunda-feira.
O PAN pretendia ainda que fosse aplicada a taxa máxima de IVA na compra de animais criados para obtenção de peles e pelo ou para experiências de laboratório, mas acabou por só conseguir que os 23% vigorassem para os primeiros. Na negociação prévia com o Governo, o PAN acabou por deixar de lado a questão dos animais adquiridos para experiências científicas, que o PS não se mostrava disponível para validar.