Cão pastor ficou no incêndio para guardar o rebanho… Quando o dono o encontrou… Não queria acreditar!

Cão pastor ficou no incêndio para guardar o rebanho… Quando o dono o encontrou… Não queria acreditar!

19 Outubro, 2017 0 Por admin3

Este cão andou com as oito cabras pelas chamas, cuidadosamente, garantindo que as mantinha em segurança. As oito cabras – todas criadas na quinta – não estavam, de todo, preparadas para as chamas que atingiram Sonoma County, na Califórnia, Estados Unidos.

O cão, chamado Odin, tinha sido treinado para proteger as cabras de qualquer mal, mas as ameaças seriam, supostamente, sob a forma de outras criaturas, como coiotes, leões da montanha e até ursos. Nunca com um turbilhão de chamas.

E ali estava ele, a proteger o seu rebanho de algo para o qual até os humanos se sentiriam impotentes. Todo o cenário à sua volta estava queimado… Quando o fogo começou a aproximar-se da casa, o dono de Odin, Roland Hendel, Scott, Stephen e Ariel, que também viviam lá tentaram chamar o Great Pyrenees – raça de Odin, cão de montanha dos Pirenéus, uma raça de cães pertencente ao grupo dos molossóides e oriunda da França; usado como guarda de rebanhos – para o trazer rapidamente para um lugar seguro, mas sem sucesso.

Odin, habituado a proteger o seu rebanho com calma e persistência, e a tomar decisões de forma independente – características da raça – recusou-se a abandonar o seu rebanho.

Depois de se verem rodeados de outras criaturas e com o fogo a aproximar-se cada vez mais, obrigando a que saíssem do lugar onde estavam, porque as saídas estava a ficar bloqueadas, o dono, Roland, escreveu mais tarde: “Saímos com as nossas vidas e apenas o que estava nos nossos bolsos…”

O vídeo de toda a área a arder e a ser devastada é absolutamente aterrador. É difícil acreditar que alguém poderá ter saído vivo daquele inferno…

Depois do fogo extinto, Roland conseguiu voltar a casa para verificar o tamanho dos estragos. Tinha quase a certeza de que todos os seus animais – incluindo Odin – tinham morrido. “Naquela manhã chorei a morte do meu cão e de toda a família de cabras…”, refere Roland em declarações.

Mas, assim que se aproximou dos destroços da propriedade, não queria acreditar! Ali estava Odin, exausto, e as suas oito cabras. E não estavam sozinhos: outras criaturas da floresta viram em Odin um porto seguro e juntaram-se a ele para fugirem as chamas! Com Odin e as oito cabras estavam bebés veados que se juntaram ao rebanho.

Ao ficarem sem água e sem comida, Odin e o seu aumentado rebanho tiveram de parar por ali. As estradas estavam bloqueadas e não havia por onde fugir… Mas, no fundo, os pobres animais sabiam que, se se mantivessem junto ao leal Odin, o cão da montanha não os iria deixar mal!

Odin e a sua irmã, Tessa, voltaram a encontrar-se. Houve um desespero, ainda que temporário, de Odin e as suas cabras, terem desaparecido da propriedade, mas rapidamente voltaram a estar todos unidos.

Roland divulgou um post sobre o sucedido no Facebook, onde pode ler-se: “Graças a Deus, estão todos de volta! Todos bem! Até a pequenina Tinkerbell. O Odin assegurou-se sempre que ela nunca ficava para trás…”

Depois de terem sido encontrados, Odin e o seu rebanho foram levados para um lugar seguro, um abrigo em Sonoma County.

Odin foi visto pelo veterinário e está em recuperação total. Por agora, a sua única preocupação é mesmo descansar…

Uma página YouCaring, foi criada com o objetivo de angariar fundos para conseguir construir de novo uma casa para Odin e toda a sua família em Sonoma County. Até agora, já foram angariados 45 mil dólares (cerca de 30 mil euros). Uma bomba de água e um espaço verde, para poder correr à vontade e pastar as suas cabras, serão prioridades na nova casa.

Partilha esta história de coragem!

Partilhar:

Relacionados: