Casas construídas com garrafas de plástico são económicas, ecológicas e anti-sismos

A maior parte do nosso lixo poderia ser utilizada para criar coisas fantásticas. Infelizmente, a reciclagem e reutilização ainda não são vistas como sendo essenciais na nossa sociedade.

Mas, se tivéssemos escassez de recursos como existe na Nigéria, nós entenderíamos a importância dos recipientes que deitamos diariamente no lixo. Neste pais, existem casas construídas com garrafas de plástico!

Este é um projecto da Dare, uma associação que trabalha com o desenvolvimento de energia renovável. Para além de ser uma solução económica, essencial para um país pobre, é também ecológica, à prova de tiros e anti-sismos.

Devido à crise económica na Nigéria, poucos são aqueles que podem pagar uma casa.

Foi nessa altura que surgiu a ideia de criarem lares com garrafas de plástico, para reduzir custos e ajudar o meio ambiente.

E como fazem isso? Primeiro, as garrafas recicladas são enchidas com areia. Depois, elas são colocadas umas sobre as outras e unidas com um cimento especial até formarem uma parede.

Os engenheiros dizem que esta construção, para além de segura, é também à prova de balas e sismos!

Para além disso, estas casas possuem painéis solares e utilizam lixo orgânico para a produção de metano.

São precisas cerca de 14 mil garrafas para construir uma casa, e 200 mil para fazer uma escola.

A Nigéria deita fora cerca de 3 milhões de garrafas de plástico por ano… por isso, estas casas são uma óptima forma de as reutilizar.

O que achas-te desta ideia?

Partilhar:

Já viste o nosso Instagram: @muitofixe.pt

Relacionados:

Comentários: