Coisas erradas que fazes na cozinha e nem sabias

Lavar arroz, guardar vinagre debaixo do lavatório e mais coisas que fazes errado na cozinha.

O biomédico Roberto Figueiredo, ganhou popularidade por ensinar de forma simples como manter a casa sempre higienizada.

Confere alguns dos mais comuns e por que deves abandonar os hábitos ultrapassados:

Erros de higiene que fazemos na cozinha

1. O hábito de lavar o arroz antes de preparar é antigo, mas segundo o biomédico, eliminar a “água branca”, nada mais é do que o amido do alimento e faz com que ele perca 75% de sua propriedade nutricional.

2. Lavar a carne em água corrente é outro erro que deve ser evitado. O processo não elimina bactérias e até aumenta as chances de contaminação. O especialista afirma que não há necessidade alguma em “limpar” o alimento.

3. Também usas molas de roupa para fechar pacotes de bolachas e salgados? O hábito é prejudicial porque o objecto pode contaminar o alimento quando entra em contado com as tuas mãos.

4. Outro equívoco comum é armazenar o ovo na porta do frigorífico. A região é a menos gelada e não oferece a refrigeração necessária para a manutenção adequada do alimento.

5. Exagerar na quantidade de detergente na hora de lavar a louça. O produto nunca dever ser aplicado na esponja, mas sim numa bacia de água que deve ficar na pia enquanto fazes a higienização. O ideal é adicionar 8 gotas de detergente para cada litro de água.

6. Guardar o vinagre sob a pia é outro erro que muitas pessoas comentem. O alimento, depois de aberto, deve ser mantido sob refrigeração, no frigorífico, preferencialmente na porta.

7. O lixo que fica na pia da cozinha também deve ser abandonado. O profissional explica que o lixo deve estar sempre no chão e ser trocado diariamente.

8. O biomédico também recomenda que a tábua de carne feita de madeira que possuis na cozinha seja aposentada. O objecto favorece a contaminação dos alimentos e deve ser substituído por uma de vidro, preferencialmente.

9. É comum no dia a dia colocar para secar, na pia ou no fogão, o pano de louça húmido. O que não sabe, no entanto, é que este pedaço de pano pode abrigar até 1 milhão de bactérias a mais que uma sanita de casa de banho pública. Melhor dispensá-lo.

Partilhar:

Já viste o nosso Instagram: @muitofixe.pt

Relacionados:

Comentários: