Na noite passada dormiste abraçado ou em conchinha com alguém? Então e acordaste mais feliz? Se a ciência pudesse fazer uma aposta ela diria que hoje estás bem mais relaxado/a, correto?
Segundo um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos dormir abraçado ajuda a eliminar o stress.
E a culpa disso é das hormonas. Segundo os investigadores dormir ao lado de alguém diminui o nível de cortisol no sangue – o hormona do stress.
Isso porque te sente mais protegido e seguro quando dormes com alguém. Aí, o corpo, relaxado, não vê muito sentido em produzir tanto cortisol (hormona libertada em situações de risco, quando o organismo fica em alerta, pronto para correr ou lutar contra o perigo).
Além de diminuir o stress, dormir abraçado também estimula a produção de ocitocina (libertado, principalmente, durante um momento intimo). A vantagem é que este hormona combate inflamações e ajuda o sistema digestivo a funcionar melhor.
Agora já sabes se costumas dormir sozinho ficas a saber que a almofada não foi incluída no estudo como fator de alivio do stress por isso trata de andar com este estudo atrás de ti até encontrares alguém com que possas dormir bem abraçado/a.
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.OkNãoPolítica de Privacidade