Saber como agir correctamente em situações extremas pode salvar muitas vidas. Precisamente por isso é importante saber quais são os passos a tomar, se cada minuto é precioso. Mesmo que a situação seja aparentemente simples como um vazamento de gás.
Fecha a válvula do gás imediatamente
Se, na localização do vazamento, o gás pegar fogo, corta o fornecimento pelo quadro do gás e abre todas as janelas
Não acendas a luz, não ligues aparelhos eléctricos nem desligues os dispositivos que já estejam em funcionamento. Em vez disso, desliga a chave geral de electricidade.
Sob nenhuma circunstância use a electricidade ou desconecte ou desligue os dispositivos eléctricos já em operação. Em vez disso, desligue a chave geral. Procure saber de antemão onde essa chave geral fica e qual o comando para desligar tudo.
Não use telefone fixo ou celular, se você ainda estiver em casa
Ligue para o serviço de emergência ou para o serviço de gás. Para fazer a chamada, use o telefone de seus vizinhos ou saia de casa para ligar do seu celular.
Você pode esperar a chegada de especialistas fora de casa ou em outro um lugar seguro. Não volte para casa até que o vazamento de gás seja eliminado.
Para evitar situações extremas relacionadas ao gás, os especialistas recomendam seguir estas regras simples:
-
Não instale fogões por conta ou os conserte. Chame um especialista para fazer isso.
-
Se você detectar que uma das bocas do fogão desligou, não tente ligá-la novamente na hora. Corte o fluxo de gás, deixe a casa bem ventilada, espere que a boca do fogão se esfrie e, depois, volte a acendê-la novamente.
-
Não utilize fogão a gás para aquecer sua casa no inverno.
-
Quando você ligar o forno, certifique-se de que as chamas saiam de todos os orifícios.
-
Preste atenção à cor da chama: deve ser azul. A cor vermelha, verde ou alaranjada é uma razão para chamar especialistas.
Fonte: Incrivel.club
Partilhar:
Relacionados: