Ele deixou a câmara a filmar aquele local deserto… O que ele filmou… Deixou-o aterrorizado! A verdade que ele descobriu…
Ele ficou aterrorizado com o que a câmara captou… É preocupante!
O fotógrafo americano James Balog e a sua equipa estavam a viajar pela Gronelândia. Eles tinham colocado câmaras à volta do Círculo Ártico e passaram horas a juntar material sobre as mudanças no gelo.
Enquanto eles estavam a montar o seu equipamento para um documentário, eles simplesmente esperavam que fizesse um tempo bom para tirar algumas belas fotos daquela paisagem glaciar impressionante. Eles não estavam à espera de registar nada em especial. Então, de repente, bem à frente deles, parte da camada de gelo começou a mover-se…
Balog nunca tinha tido certeza de que mudanças climáticas causadas por humanos estava a acontecer. No documentário “Chasing Ice” (“Perseguindo o Gelo”), ele fala sobre isso com franqueza: “Eu não achava que humanos fossem capaz de mudar a física e a química básicas de todo este grande planeta. Não parecia provável, não parecia possível.”
Mas depois de ver com seus próprios olhos o momento em que um pedaço de gelo de milhares de anos e do tamanho da ilha de Manhattan (em Nova Iorque) simplesmente se deslocou e afundou no mar, ele ficou profundamente convencido.
É muito fácil esquecermos que estamos a viver num mundo dinâmico e que o nosso comportamento tem obviamente um grande impacto nisso. Para todos nós.
Já passou da hora de reconhecermos isso e começarmos a mudar as coisas.