Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the really-simple-ssl domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/muitofixe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/muitofixe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114 A empregada chora enquanto a cliente a insulta... O que o gerente faz... Inacreditável!
O que o gerente fez é indescritível! Ninguém imaginaria que fosse esta a sua reação perante esta situação…
Quando era jovem e estava na faculdade, esta mulher trabalhou durante um tempo numa papelaria para ajudar a pagar as contas. Um dia, quando uma cliente entrou na loja, ela acabou por deparar-se com uma situação tão terrível e humilhante que ela jamais vai esquecer. Mas a reação do gerente foi perfeita.
“Há alguns anos, eu trabalhei num papelaria, na área da caixa. Eu estava a ganhar o meu dinheirinho enquanto andava na faculdade e, além disso, eu gostava de trabalhar lá e gostava dos meus colegas.
A pior época na loja era a ‘volta às aulas’, principalmente no fim de semana anterior ao início do ano letivo. A papelaria ficava insanamente lotada e todos os funcionários tinham que colocar a mão na massa, inclusive os gerentes. De repente, uma senhora de cabelo loiro platinado entrou, carregando nos braços uma bolsa de marca. Ela foi buscar alguns itens e foi directamente para a minha caixa. A mulher tinha alguns cupões de desconto e atirou-os todos em cima do balcão, dizendo para eu usá-los. Eu sorri a contra-gosto e perguntei se ela estava a ter um bom dia. A senhora ignorou-me completamente e ficou a ver o seu telemóvel, enquanto a filha de uns 7 anos estava parada quietinha ao seu lado.
Eu registei as compras e depois validei os cupões. Porém, o sistema informou-me que um deles tinha expirado já há um ano! Era impossível reverter aquilo depois de tanto tempo ter passado. Eu expliquei educadamente o problema à cliente. Ela gritou. “Mas porquê? É um cupão e vocês são obrigados a aceitar qualquer cupão que um cliente tenha.” Eu repeti pacientemente a minha explicação e pude ver sua irritação a crescer.
“Quero falar com o gerente, eu não tenho tempo para isto.”
Ok. Eu chamei o meu gerente e pedi que ele viesse até à caixa. Entretanto, eu ouvi a mulher dizer em voz baixa à filha, bem à minha frente: “Estás a ver minha querida? É por isso que tens que estudar e ir para a faculdade, para não acabar como ela a trabalhar na caixa de uma loja!”
Que tinha ela acabado de dizer? O meu rosto ficou vermelho e comecei a chorar. Entre soluços disse-lhe que estava na faculdade e que aquele era um trabalho de tempo parcial. Neste momento, o gerente chegou e perguntou o que se estava a passar. A senhora repetiu a ofensa e disse que ela era uma cliente e que os clientes tinham sempre razão, por isso o cupão não válido tinha que ser aceite.
Ele olhou para ela durante alguns segundos e começou então a tirar todos os itens que ela tinha comprado da sacola. “Que diabos está a fazer?” gritou ela. Calmamente, o gerente explicou: “Minha senhora, eu não vou deixar que você humilhe assim uma das nossas funcionárias. Eu terei que lhe pedir que se retire. Nós não estamos interessados em vender-lhe nenhum produto.” Ela então olhou-nos com olhos arregalados e olhou também para a fila de clientes atrás dela. A mulher gritou, esperneou, fez um escândalo. A filha dela comportou-se muito melhor que a mãe. Foi uma loucura!
Visivelmente transtornada, a senhora pegou na sua bolsa e saiu esbaforida da loja, gritando bem alto: “EU NUNCA MAIS VOU VOLTAR AQUI. EU VOU LIGAR PARA O DONO E VOCÊS SERÃO TODOS DESPEDIDOS. VOCÊS SABEM QUEM EU SOU?” O gerente encolheu os ombros e depois disse que eu podia fazer uma pausa, porque estava com a cara branca de susto.”
Achas que o gerente teve a atitude correta? Se sim, partilha com todos os que conheces!
Hoje em Portugal, já não acontece muito, porque os clientes sabem qual são os seus deveres e obrigações! Mas no tempo da “Outra Senhora”, casos destes eram muito usuais.
Portanto o respeito por todos aqueles que trabalham seja em que profissão for, é para ser respeitado/a com a maior dignidade possível, porque sem trabalho não pode haver progresso.