Estes são os sinais de um enfarte iminente que tens de conhecer! MUITO IMPORTANTE!

Estes são os sinais de um enfarte iminente que tens de conhecer! MUITO IMPORTANTE!

25 Maio, 2016 Não Por Admin2

O enfarte agudo do miocárdio é uma urgência médica na qual parte do fluxo sanguíneo que chega ao coração se vê reduzida ou interrompida de maneira brusca e grave e, como consequência, produz-se uma destruição (morte) do músculo cardíaco (miocárdio) por falta de oxigénio.

Algumas pessoas usam o termo «ataque cardíaco» de uma forma ampla, aplicando-o a outras doenças cardíacas. Mas neste capítulo, o termo refere-se especificamente a um enfarte do miocárdio.

Segundo um estudo norte-americano recente, os enfartes estão longe de ser súbitos e inesperados. O organismo dá sinais até um mês antes do evento, pelo que conhecer os sinais pode prevenir o pior cenário.

pre-infarto-8211-os-sintomas-de-um-pre-infarto

Os especialistas determinaram, ao acompanhar 800 adultos dentro dos factores de risco, que os sintomas surgem muito antes do ataque cardíaco – pelo que as pessoas não devem ignorar estes mas sim recorrer de imediato a ajuda médica, o que pode evitar o ataque em si.

1 mês antes

No mês anterior ao enfarte, muitos dos pacientes acompanhados referiram sentir uma dor no peito e ocorrência de dispneia – falta de ar devido a alteração no ritmo respiratório e/ou sensação de respiração incompleta. Esta falta de ar foi mais preponderante no público feminino.

24 horas antes

A generalidade dos 800 pacientes acompanhados, 93%, revelaram sintomas nas 24 horas prévias ao enfarte. Além da dor no peito e dispneia, palpitações e desmaios foram indicadas pela maioria.

Conhecendo estes sinais, poderá prevenir um enfarte ou identificar estes sintomas num familiar ou amigo!

sintomas-de-principio-de-infarte

Durante um ataque cardíaco os sintomas são dor no braço esquerdo e ombro, sensação de pressão no peito, suores frios, batimento cardíaco acelerado. Muitas mulheres referem sentir, ao invés da dor no peito, um cansaço extremo e/ou indigestão e náuseas.

Factores de risco para ataques cardíacos:

  • Alimentação com excesso de gorduras e sal

  • Obesidade

  • Falta de exercício

  • Consumo de tabaco, álcool e drogas como cocaína

  • Stresse emocional ou dor

Procure sempre manter uma alimentação saudável, com poucas gorduras, sal e açúcares; praticar exercício físico, beber água e evitar stress.

Partilhar:

Relacionados: