Estudo indica que dizer palavrões é sinal de inteligência e honestidade

Estudo indica que dizer palavrões é sinal de inteligência e honestidade

29 Novembro, 2022 0 Por admin3

Estudo afirma que pessoas que dizem palavrões são as mais honestas!

De acordo com um estudo realizado por cientistas da Universidade de Maastricht, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, da Universidade de Stanford e da Universidade de Cambridge, as pessoas que dizem mais asneiras e palavrões são mais honestas.

Segundo os especialistas, quem usa esse tipo de linguagem não usa “filtros” no seu discurso, dizendo simplesmente o que pensa de uma forma genuína, ao contrário de quem não diz palavrões, que ao tentar utilizar palavras mais simpáticas, acaba por não ser totalmente verdadeira, mesmo sem intenção.

A pesquisa foi dividia em três fases, sendo que na primeira participaram 276 pessoas às quais foi pedido que preenchessem um questionário sobre o uso de palavrões e sobre o seu comportamento. Ao compararem os resultados do questionário, verificaram que as pessoas que diziam mais palavrões eram as mais honestas nas respostas.

Na segunda fase, foram analisadas cerca de 74 mil pessoas através do Facebook, procurando interações onde tenham sido utilizados palavrões, chegando à conclusão de que, mais uma vez, os que diziam mais asneiras eram os que apresentavam histórias com maior rigor e com sinais de veracidade evidentes.

Por fim, organizaram os participantes por Estados – já que todos eram americanos – e, recorrendo a um programa de computador para analisar os dados da Investigação de Integridade do Estado, concluíram que os Estados que tiveram a maior percentagem de palavrões também tiveram um maior índice de integridade.

Por isso, como podes ver, apesar de muita gente achar que dizer palavrões é falta de educação, na realidade, é um simples sinal da tua verdadeira honestidade

Segundo um outro estudo, um artigo científico publicado no jornal Lingua, as asneiras podem enriquecer e dar mais força à oratória.

O estudo, chamado “The Power of Swearing: What we know and what we don’t (O Poder dos Palavrões: O que sabemos e não sabemos)“, foi publicado em outubro e veio contestar a ideia de que os palavrões estão associados à falta de educação.

Para realizar este estudo, os cientistas das Universidades de Keele, Ulster e Westminster, no Reino Unido, analisaram cem trabalhos sobre o tema, para estudar qual o impacto deste tipo de palavras na comunicação.

“As pessoas parecem automaticamente mais persuasivas” quando usam palavrões, explicam os investigadores, que chegaram à conclusão que dizer asneiras pode ser positivo em interações sociais.

“As pessoas sabem que se se magoarem, é boa ideia dizer um palavrão, porque parece ajudar. Pelo menos no que toca à frustração”, explica um dos investigadores, acrescentando que os palavrões são usados “como uma forma de convencer e de demonstrar, de uma forma mais efetiva, a nossa autenticidade enquanto seres humanos”.

Um outro estudo ainda confirma que dizer asneiras tem muitos benefícios

Foram analisados, no total, 100 estudos académicos sobre o efeito dos palavrões.

Muitas vezes, quem diz asneiras é rotulado como mal-educado, mas nem sempre é o caso. Aliás, segundo um novo estudo, dizer asneiras pode fazer com que uma pessoa se sinta mais persuasiva, poderosa e socialmente conectada.

Quem o diz é uma equipa, composta por cientistas de universidades da Suécia e do Reino Unido, que analisou 100 estudos académicos sobre os efeitos de dizer asneiras. Publicando os resultados na revista científica ScienceDirect.

“O palavrão produz efeitos que não são observados com outras formas de uso da linguagem”, explicam os investigadores, ao Huffpost, agregador de blogues. “Isso gera uma série de resultados distintos: fisiológicos, cognitivos, emocionais, analgésicos e retóricos”, acrescenta.

Por exemplo, entre os artigos analisados, um concluiu que as mensagens de texto que continham palavrões “foram julgadas como mais credíveis e/ou persuasivas do que aquelas sem”.

Outra investigação concluiu que os palavrões podem levar a “vinculação social e solidariedade”, um reflexo da capacidade de cada um de ter uma atitude mais relaxada, entre amigos, mas conseguir manter as coisas mais “educadas” e profissionais no trabalho.

Foi também analisado um estudo onde se afirma que dizer asneiras pode diminuir a perceção da dor. Os investigadores comprovaram isto pedindo aos participantes que mergulhassem as mãos em água gelada.

Aqueles que disseram palavrões, quando o fizeram, conseguiram manter as mãos na água durante mais tempo, relatando também níveis mais baixos de dor.

Fontes: academia.edu sciencedirect.com

Partilhar:

Relacionados: