
Idosos em lar de Lisboa eram lavados com lixívia e vinagre! É chocante como tratam os nossos idosos!
Segundo o despacho de acusação do Ministério Público (MP),encontravam-se internados na instituição, encerrada pelas autoridades em Novembro de 2012, a que a agência Lusa teve acesso, a arguida, atualmente com 66 anos, “tomou decisões em prejuízo dos utentes, com vista a gastar pouco dinheiro” no lar.
O MP relata que os idosos viviam sob “insuficiência de cuidados assistenciais de enfermagem e de vigilância” e estavam “subnutridos”, além de a responsável pelo lar de terceira idade ordenar às funcionárias que dessem banho aos utentes “com vinagre, detergente da loiça ou lixívia”.
O lar de idosos A Luz dos Pastorinhos, que estava licenciado e recebia utentes encaminhados por instituições de solidariedade, tinha 24 utentes em janeiro de 2012, que pagavam à instituição uma mensalidade que variava entre 1.535 e 1.750 euros.
No caso de dois dos idosos — que morreram quando moravam no lar – a acusação sustenta que a arguida, “ao não proporcionar os cuidados devidos, zelando pela sua saúde, poderia conduzi-los à morte, atenta a sua idade avançada e a debilidade física”.
Ao permitir que durante uma semana os idosos não recebessem cuidados de enfermagem — pois nenhuma enfermeira desempenhava funções no lar –, a arguida fez com que os utentes “sofressem e agravassem as lesões”.
As camas do lar não tinham grades, o que fazia com que os utentes caíssem durante a noite.
Partilhar:
Relacionados:
CategoriaNotícias