As cores das fezes podem indicar tanto uma boa saúde e hábitos intestinais normais quanto uma série de doenças, sugerindo problemas específicos que merecem atenção e tratamento.
Podes aprender por conta própria a interpretar os tons específicos ligados a cada diagnóstico.
Caso o teu trato gastro-intestinal não esteja a funcionar adequadamente, as fezes podem ter cores que indicam o que está a ser eliminado do organismo, onde a deficiência está localizada no intestino e o que isso pode reflectir na tua saúde.
Método 1 de 4: Provavelmente normal
1- Fezes castanhas: Esta é a cor mais comum de quem está com a saúde em dia. Mantém o teu sistema digestivo a funcionar adequadamente através de uma dieta saudável e pela ingestão de água em abundância. O ideal (mas não obrigatório!) é evacuar duas vezes por dia.
- Basicamente, todos os tons de castanho são considerados normais, pois esta cor é causada pela digestão normal da bile. Até mesmo uma tonalidade esverdeada pode ser bem-vinda devido ao consumo de legumes e verduras verdes (espinafre, agrião, brócolis, etc). Mas, caso notes que as fezes apresentam uma cor castanha escura demais, fica atento. Isto pode ser resultado de uma hemorragia ou um sintoma de algum problema potencialmente grave no intestino.
2- Fezes avermelhadas ou enegrecidas. Apesar de assustadoras, nem sempre indicam uma condição grave. Confere abaixo algumas possibilidades:
- O tom avermelhado pode ter origem na ingestão de certos alimentos ou medicamentos. Por exemplo, depois do consumo abundante de molho, sopa ou extrato de tomate, ketchup, beterraba, gelatina colorida artificialmente (sabor morango, frutas vermelhas, groselha e outros que trazem corantes vermelhos), certos tipos de molho (como o de sabor churrasco, por exemplo), bebidas de tonalidade vermelha (suco de cranberry, tomate, morango, suco em pó com sabores de frutas vermelhas, etc), páprica e pimenta vermelha.
- Já os tons de preto podem aparecer após o uso de medicamentos que contêm ferro (receitados no tratamento de anemia), remédios para diarreia e a ingestão de feijão preto e mirtilos (frutas azuis conhecidas como blueberries).
3- Verde. Apesar de incomum, esta cor é considerada normal, com excepção de estar presente numa diarreia – nesse caso, este é um sintoma de que as fezes passaram rápido demais pelo cólon e a digestão não foi concluída. Consequentemente, o resultado da evacuação fica esverdeado. Mas alguns alimentos e medicamentos também podem ser os responsáveis:
- Vegetais, principalmente folhas verdes como o espinafre
- Suplementos de ferro (ver “tons de preto”)
- Alguns medicamentos.
Método 2 de 4: Condições que exigem atendimento médico urgente
1- Urgente — Fezes negras, parecidas com “borra de café”: Este tipo de cor ésinal de hemorragia potencialmente fatal. Vá ao pronto-socorro imediatamente! O sangramento pode ter origem no esôfago, estômago ou intestino delgado, e a cor é resultado de uma quantidade significativa de sangue digerido.
- Por outro lado, vale lembrar que a cor escura também pode estar associada a causas inofensivas, tais como o consumo de suplementos de ferro, uma feijoada, etc.
2- Urgente — fezes esbranquiçadas, pálidas ou cinzas: estes tons indicam problemas no fígado ou pâncreas —Procura atendimento médico! Caso as fezes estejam acinzentadas, parecidas com argila, elas podem indicar problemas no fígado e uma inflamação ou infecção no pâncreas. Isso porque a bile, substância produzida pelo fígado, é a responsável pela coloração castanha das fezes. Quando há uma deficiência desse componente, o tom acinzentado se faz presente, sendo sinal de que:
- Obstrução (possivelmente devido a pedras no fígado) da saída da bile ou dos dutos biliares. A causa pode estar numa infecção ou lesões resultantes de um tumor ou de um cancrona área do fígado, do pâncreas ou da vesícula biliar;
- Pancreatite;
- Cirrose hepática (fibrose e espessamento do fígado) ou hepatite;
- A coloração pálida ou acinzentada costuma indicar a falta da bile nas fezes. Mas esses tons também podem se fazer presentes devido ao uso de alguns medicamentos, tais como altas doses de salicilato de bismuto monobásico (conhecido como PeptoBismol) e outros remédios para diarreia.
3- Atenção:Se houver uma grande quantidade de sangue nas fezes ou à volta da sanita, o sangramento pode estar a vir de hemorroidas internas ou externas. Outra causa a ser considerada é uma hemorragia interna no final do intestino delgado, intestino grosso ou reto. — Vai ao pronto-socorro!:
- Estes focos avermelhados também podem ser sinal de:
- Hemorragia intestinal, incluindo diverticulite ou ruptura da parede intestinal. Precisas de atendimento médico imediato!
4- Casos que requerem um diagnóstico. Fezes amareladas, pastosas e extremamente mau cheirosas. Elas sinalizam um excesso de gordura no resultado da evacuação, devido a uma disfunção que prejudica a absorção de gordura pelo organismo. Esta condição está presente na doença celíaca (a incapacidade de digerir o glúten, proteína presente em pães e cereais). O ideal é consultar um médico para uma avaliação precisa. Mas é importante saber que excrementos amarelados não são normais e que podem ser sintoma de um problema grave. Isso porque o tom amarelado é causado por doenças que diminuem a produção de lipase pancreática ou de distúrbios que bloqueiam o transporte desta enzima para os intestinos.
5- A infecção por Giárdia se manifesta com diarreia amarelada. A doença é causada por um parasita encontrado em água contaminada e lixo. Além do sintoma mencionado acima, a vítima também é acometida de febre e outros mal-estares parecidos com os que acompanham uma gripe forte. Caso a cor amarela persista por mais de um dia ou dois ou se sentires que a condição requer ajuda médica, é melhor ir a um pronto-socorro.
Método 3 de 4: Precauções que podem salvar vidas
Anota alterações estranhas na aparência das fezes. Leva em conta todas as possibilidades:
- Durante 3 a 7 dias, mantém um registo das alterações da cor para as reportares ao teu médico. Isso facilitará o atendimento e diagnóstico.
Método 4 de 4: Recém-Nascidos, bebés e crianças de até 3 anos
1- Fica de olho nas fezes dos bebés para observar as diferentes tonalidades.
- Caso se trate de um recém-nascido e de um cocó esverdeado ou verde-escuro, podes ficar tranquilo (a). Isso é normal, pois é o mecónio da placenta sendo expelido. Outras fezes comuns incluem:
- Tons amarelo-esverdeados ou castanho-esverdeados em bebés amamentados no peito.
- Cor amarelada ou castanho-clara em bebés que se alimentam de fórmulas (Nestogeno, Aptamil, Similac, etc).
2- Quando procurar um pediatra. Fezes pretas, escuras ou que contêm sangue nunca são normais e requerem atendimento médico.
Dicas
- A presença de muco em pequenas quantidades é normal. Ele é uma substância gelatinosa produzida pelos intestinos a fim de hidratar e lubrificar as paredes do cólon. Consulte um médico caso você note a presença de muito muco ou pus nas fezes (sintomas de uma possível infecção), acompanhado de sangramento ou alterações na frequência das evacuações sem motivo aparente.
- Fezes enegrecidas com frequência podem indicar a presença de um câncer no cólon ou de uma hemorragia interna. Lembre-se: Cocó preto e duro demais por muito tempo é caso de pronto-socorro.
- No filme Parque dos Dinossauros, a veterinária conseguiu diagnosticar a causa da dor do animal ao tocar no excremento. Mas ela poderia ter feito o mesmo diagnóstico só de olhar a cor, sem precisar “colocar a mão na massa”!
Avisos
Qualquer cor de diarreia associada com os seguintes sintomas requer atendimento imediato:
- Dor abdominal aguda; sangue ou pus nas fezes;
- Febre alta (acima de 39 graus);
- Vómito abundante;
- Convulsões, mudanças no estado mental ou de comportamento;
- Sintomas de desidratação extrema:
- Diminuição na quantidade de urina e na frequência (os rins podem ter sido afetados);
- Aumento da sede;
- Fadiga e confusão mental – todos esses sintomas são sinais de que a vítima precisa de atendimento médico urgente.
Fonte: http://www.wikihow.com/Check-Your-Health-by-Poop-or-Stool-Colors
Partilhar:
Relacionados: