Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the really-simple-ssl domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/muitofixe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/muitofixe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114 Lavas o frango antes do cozinhar? Depois de saberes isto nunca mais o vais fazer!
A maioria das pessoas tem por hábito lavar o frango antes de o cozinhar.
Seja apenas com água corrente, água salgada ou limão tentam que nenhum germe ou bactéria esteja no frango antes de o preparar.
Mas…na verdade está a cometer um grande erro ao lavar o frango!
Num pedaço de frango, podem viver cerca de 1.000 espécies de bactérias.
A grande maioria deles são inofensivas aos seres humanos.
No entanto, uma delas, a campilobacter, pode causar grave infecção no corpo.
De acordo com a Food Standards Agency (FSA) a agência alimentar britânica, lavar o frango cru com água antes de cozinhar aumenta o risco de contaminação por essa bactéria.
Conhecida como bactéria retorcida, a campilobacter é a forma mais comum de intoxicação alimentar na Grã-Bretanha, e a maior parte dos casos é proveniente de aves contaminadas.
E como ocorre essa contaminação?
O processo de lavagem espalha bactérias campilobacter nas mãos, roupas e em utensílios e superfícies de cozinha, devido ao espirro de gotas de água.
A maioria das pessoas só fica doente por alguns dias, mas a doença pode levar a problemas de saúde a longo prazo, como a síndrome do intestino irritável e a síndrome de Guillain-Barré, uma doença grave do sistema nervoso.
Os principais sintomas da intoxicação por campilobacter são:
diarreia grave
dor abdominal
febre
vómitos
Em casos graves, a bactéria pode causar até a morte – os que correm mais risco são pessoas com baixa imunidade, crianças menores de 5 anos e idosos.
Talvez se espante com esta informação, pois infelizmente para a maioria trata-se de uma novidade.
Mas converse com qualquer microbiologista e ele lhe dirá que o hábito de lavar carnes cruas, como a do frango e a do peixe, pode trazer riscos à saúde.
É que, durante a lavagem, as bactérias que geralmente vêm nesses alimentos, em vez de irem para o ralo, podem se espalhar ao redor da pia e contaminar as suas mãos ou utensílios.
Perca esse hábito imediatamente.
A bactéria que está no frango vai cozinhar, o fogo vai matar.
E na pia, não.
Ela pode espirrar no prato onde vai pôr a sua comida, nos talheres ou nas verduras da sua salada.
E isso pode se transformar num problema sério, numa grave infecção.
Além da campilobacter, o frango tem outra bactéria, a salmonela, que também pode causar problemas de saúde.
Mas a campilobacter é muito pior.
Portanto, não precisa lavar o frango antes de cozinhar.
E se ele entrar em contacto com a pia ou outro utensílio, jogue água fervente por cima da pia ou do utensílio para evitar algum risco de contaminação.