Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the really-simple-ssl domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/muitofixe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/muitofixe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114 A maioria de nós usa disto em casa e nem imagina a sua fantástica utilidade!
Quando as temperaturas aumentam, os mosquitos invadem as nossas casas e espaços internos, causando transtornos e trazendo doenças como a temida febre zika. Para que estes insetos fiquem longe de ti e da tua família a solução mais interessante, senão a única, é fazer repelente caseiro, visto que velas e repelentes comprados, além de poderem fazer mal, pois são químicos, acabam por criar uma maior resistência dos mosquitos aos ingredientes usados nas suas composições.
Como a questão é muito complicada, o combate é realmente difícil pois o mosquito é super bem adaptado à vida na cidade, todo e qualquer esforço vale a pena para evitar que o Aedes aegypti e outros vetores, nos causem sérios problemas de saúde.
Vamos a algumas receitas de repelentes caseiros para a casa e para o corpo, que podem ajudar a manter os mosquitos longe de nós:
Repelente caseiro para borrifar no corpo
Para esta receita, utiliza 500 ml de álcool; 2 colheres de sopa de cravo da índia e 100 ml de óleo de amêndoas doce.
Coloca o álcool numa garrafa de vidro de 1 litro e adiciona os cravos. Deixa o cravo no álcool por 4 a 8 dias, agitando algumas vezes durante o dia – quanto mais agitado e infuso, mais concentrado fica. Dessa forma, o álcool extrai o óleo essencial do cravo. Depois do tempo determinado, acrescenta o óleo de amêndoas e coa tudo.
Põe em frascos com a tampa borrifadora e aplica em determinadas regiões do corpo, as mais expostas. A reaplicação deverá ser realizada de 6 em 6 horas.
Repelente elétrico cítrico
Aqueles difusores elétricos, de colocar na tomada, podem ser mais sustentáveis. Sabes como?
Muito simples: corta a casca da laranja ou de limão, mais ou menos na largura do espaço para o refill industrial. Então, coloca-o no local e liga o aparelho. O aquecimento, gerará a liberação do ácido cítrico, que irá repelir os mosquitos.
Plante em casa
Algumas plantas têm alto poder repelente e podem ser plantadas em casa. Vejamos algumas entre as principais:
Citronela: com poder repelente, sobretudo ao mosquito da dengue, pode ser cultivada em casa mas mantendo-a longe de crianças e animais de estimação pois as suas folhas são tóxicas. Caso não consigas plantá-la, óleos essenciais de citronela em difusores já ajudam bastante.
Hortelã: é facilmente plantada em qualquer jardim e repele formigas e outros insetos. Para evitar que as formigas entrem em casa, basta despejar um pouco do óleo essencial da planta, que isso será resolvido. O seu odor também desagrada aos mosquitos.
Manjericão: também é um repelente natural de mosquitos e moscas.
Crisântemo: pulgas, baratas e percevejos se despedirão de sua casa, graças a essa flor. O óleo essencial, caso não se possa plantá-la, serve muito bem, quando misturado ao álcool, para ser borrifado, com o mesmo efeito.