Movimentos que podem causar lesões nas crianças! E quase todos os fazem!

Movimentos que podem causar lesões nas crianças! E quase todos os fazem!

22 Junho, 2015 0 Por admin3

Estes movimentos que muita gente tem com os seus filhos e com as crianças, podem causar-lhes lesões graves, e muitas das vezes só são notadas mais tarde. Ou também podem originar pequenas deformações e nem nos apercebemos.

movimentos_lesao_crianca

Cuidado! Movimentos feitos com a criança que podem causar lesão.

Pronação Dolorosa Trata-se de uma lesão bastante comum na criança entre 18 meses e 04 anos de idade. Nesta faixa etária o cotovelo da criança não está ainda bem formado e apresenta muita frouxidão ligamentar.O cotovelo é uma dobradiça formada pelo encontro do osso do braço (úmero) encaixado em um osso do antebraço (ulna). No antebraço existe outro osso (rádio), localizado no lado do polegar, e no cotovelo ele interage com a ulna para realizar a rotação do antebraço (chamada de movimento de prono-supinação).

A cabeça do rádio é presa na ulna por uma ligamento que a envolve como um anel (ligamento anular)

Se ocorre uma tração no rádio para longe do cotovelo ocorre lesão do ligamento anular (que é fino nesta faixa etária) e deslocamento da cabeça do rádio do encaixe no osso vizinho.

Sintomas

A criança começa a chorar e mantém o braço parado ao lado do corpo com a palma da mão virada para trás. Se recusa a levantar o braço acima da cintura que causa desconforto e não usa a mão deste lado (se você tenta lhe oferecer algo, por instinto ela apanhará com a outra mão). Tem dor quando tentamos “rodar”o antebraço. Ela até para de chorar mas mantém o braço imóvel ao longo do corpo para grande apreensão dos pais.

Causas

A causa da lesão pode ser óbvia, como quando os próprios pais puxaram a criança pelo braço, mas em algumas circunstâncias pode ser obscura; a criança não sabe contar aos pais o que ocorreu e a babá afirma que a criança caiu…

Muitas vezes é uma combinação do movimento da criança e de um adulto.

A criança se joga no chão e um adulto tenta levantá-la pela mão (levante-a segurando por baixo dos braços).

Partilha! Todos deviam ter conhecimento disto!

Partilhar:

Relacionados: