Tens dificulades na regularização dum sinistro, ou interpretas as condições do contrato de forma diferente do que a tua seguradora? Fica a saber como reclamar.
Sejam quais forem as dificuldades que surgem com uma seguradora, seja depois dum sinistro ou por causa da cobrança de prémios – o primeiro passo é sempre entrar em contato com a companhia de seguros. Todas as seguradoras têm uma área que trata das reclamações.
Se fizeres a tua reclamação por telefone, deves anotar a data e a hora do telefonema, assim como o nome da pessoa com quem falaste. Se entrares em contato por email ou pelo formulário online, guarda os comprovativos da tua comunicação. Quando reclamares por escrito deves fazê-lo num prazo de 15 dias desde que o teu problema surgiu. Vale a pena investir numa carta registada, de forma a provar que entraste em contato com a seguradora.
Reclamar seguros: a documentação necessária
Quando te diriges à tua seguradora, deves explicar o teu problema e o teu objetivo de forma clara. Identifica-te com nome, morada, número do contrato ou número do sinistro. Se tiveres cópias de recibos, faturas e identificação de testemunhas, podes enviar também. Deves sempre guardar uma cópia de todas as comunicações feitas.
Se não conseguires chegar a um acordo com a companhia e sentes que tens razão, podes reclamar no Portal do Consumidor ou no Portal do Consumidor do Instituto de Seguros de Portugal.
Reclamar seguros: onde reclamar
O Instituto de Seguros de Portugal é a autoridade nacional responsável pela regulação e supervisão de seguradoras. Fazer reclamação no ISP é gratuito. O Instituto não toma decisões vinculativas sobre os casos, mas o seu parecer tem um papel relevante na resolução dos mesmos. Podes dirigir a tua reclamação atráves do site do ISP ou por correio postal, eletrónico ou fax. Outra forma de a tua reclamação chegar ao ISP é usar o livro de reclamações.
Alternativamente, podes reclamar no CIMPAS – o Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros. O CIMPAS formula uma recomendação à tua seguradora, depois de ter recebido a sua reclamação. Mas atenção: O CIMPAS não pode revogar nem alterar as decisões dos seguradores.
Caso não fiques satisfeito com o resultado das tuas reclamações, podes sempre te dirigir a uma Associação de Defesa do Consumidor como a DECO ou a um centro de informação autárquica ao consumidor (CIAC). Se procurares a palavra CIAC no Portal do Consumidor saberás se há um CIAC no teu concelho.
Ir a Tribunal devia sempre ser os teu último recurso, visto ser um processo que leva tempo e custa dinheiro.
Fonte: CarolineBenzelMonteiro
Partilhar:
Relacionados:
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.