
Ninguém está a salvo de ter um AVC! É isto que deves fazer se testemunhares um!
Os AVC são muito mais comuns do que aquilo pensamos, infelizmente. Cerca de 75% da população tem grandes probabilidades de vir a ter um derrame cerebral. A obesidade, a diabetes, o colesterol e o tabagismo são alguns dos factores que aumentam o risco de acidente vascular cerebral.
Não são apenas os nossos maus hábitos que influenciam a probabilidade de ter um AVC. Pode ser a pessoa mais saudável do mundo e ter um derrame cerebral. E é exatamente por esta razão que é muito importante toda a gente saber esta informação!
Esses ataques causam perda súbita da função cerebral devido a um corte do fluxo sanguíneo, seja devido a uma hemorragia ou qualquer outro motivo.
Quando uma pessoa sofre um acidente vascular cerebral tende a perder a sensibilidade de um lado do corpo, e normalmente fica com o rosto enfraquecido, problemas de fala, problemas motores, vómitos súbitos, perda de visão e, muitas vezes, desmaios.
Nestes casos, é importante reagir rapidamente. Isso pode fazer a diferença entre a vida ou a morte. De acordo com os médicos, se um AVC for tratado nas primeiras 3 horas, é muito provável que o paciente sobreviva sem qualquer sequela.
Veja aqui algumas orientações para detectar um possível acidente vascular cerebral e agir rapidamente! Se vir alguma pessoa com os sintomas descritos na imagem acima, você terá que fazer o seguinte:
- Peça à pessoa para sorrir.
- Diga para ela falar uma frase simples como: “Hoje está a chover”.
- Peça para essa pessoa levantar os braços acima da cabeça.
- Diga-lhe para esticar a sua língua, e veja se ela descai para um lado.
Se a pessoa não conseguir executar alguma dessas ações, ou se a sua língua descair, é muito provável que ela esteja a sofrer um acidente vascular cerebral. A primeira coisa a fazer é agir com calma e chamar os serviços de emergência.
Partilha esta informação com todas as pessoas que conheces! Podes estar a salvar vidas!