Nunca mais vais usar este tempero quando souberes como ele age no teu corpo!

Nunca mais vais usar este tempero quando souberes como ele age no teu corpo!

30 Junho, 2017 0 Por admin5

Já percebeu como é impressionante a variedade de sabores que aqueles caldos em cubos têm?

Pode comprar de carne, galinha, legumes, bacon, picanha, costela…

Cada vez mais, novos sabores vão surgindo e além de deixarem a comida mais gostosa, também atraem pela baixa gordura e calorias.

O problema é que, como se trata de um alimento industrializado, estes caldos têm muitos químicos.

Estamos a falar de aromatizantes, corantes, realça-dores de sabor (como o glutamato monossódico) e a preocupante – e exagerada – quantidade de sódio.

Ou seja: uma verdadeira bomba!

A Organização Mundial da Saúde diz que a quantidade ideal de sal que podemos consumir diariamente é de 5 gramas por dia.

Isso é quase 1 colher de (chá) cheia.

Cada grama de sal contém 400 miligramas de sódio.

Sendo assim, a cota diária de sódio deve ser de 2.000 mg por dia.

Deve estar curioso para saber qual a quantidade de sódio que tem um cubo de caldo destes, não é?

Veja:

– 993 miligramas de sódio, se for caldo de carne

– 1.038 miligramas, se for de frango

– 900 miligramas, se for de legumes

Isso significa que um cubo já tem mais ou menos 50% do que pode consumir de sal diariamente.

Como ninguém vai passar o dia todo sem consumir sal depois de colocar um caldo destes na sopa, verdura ou legumes, acaba que a estourar a cota diária.

Mas os caldos em cubo possuem outra grande ameaça: o glutamato monossódico.

O glutamato monossódico está relacionado à obesidade, ao cancro e à doença de Alzheimer.

A substância é um neuro-bloqueador do hipotálamo, controlador do apetite, o que faz aumentar a quantidade de comida ingerida.

Não por acaso, a obesidade é tão comum nos dias actuais.

E não só nos adultos, nas crianças também, que terminam sendo as principais vítimas dos alimentos industrializados.

Por isso, a solução está em preparar seu próprio caldo em casa.

Aprenda duas receitas simples e bem saborosas:

Caldo de ervas:

Espalhe em formas de gelo algumas ervas secas, como manjericão, orégão, salsa e alecrim.

Feito isso, adicione azeite de oliva.

Em seguida, leve a forma ao congelador.

Quando congelar, tire os cubos e coloque num saquinho plástico no congelador.

E assim, sempre que precisar, peque um cubo e tempere sua comida.

Há outra receita, mas com ervas frescas.

Basta bater no liquidificador 1 cebola grande, 2 dentes de alho sem casca, 1 maço pequeno de cebolinha, 1 maço pequeno de salsinha, 1 pimentão sem sementes, 1 colher (sopa) de vinagre branco e 1 pitada de sal.

Tanto o vinagre como o sal actuam como conservantes.

Coloque a mistura na forma de gelo e leve ao congelador.

Ainda tem mais uma, o caldo de legumes: numa panela, coloque 1 litro de água, 2 tomates, 1 alho-poro, 1 cenoura grande, 1 pé de espinafre, 1 maço de cebolinha, 1 maço de salsa, 1 ramo de alecrim, 1 cebola média, 2 dentes de alho e uma pitada de sal marinho.

Deixe ferver um pouco e, depois que os ingredientes já tiverem cozidos, deixe arrefecer.

Depois é só bater no liquidificador e colocar na forma de gelo, para levar ao congelador.

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