Para onde vão o xixi e o cócó do bebé quando está na barriga da mãe? Curioso não é?
Já te deves ter perguntado alguma vez na vida, para onde será que vai o xixi e o cócó do bebé enquanto ele está na barriga da sua mãe. Pois quando souberes a resposta vais-te surpreender!
Você já se perguntou para onde vai o xixi e o cócó do feto na barriga da mãe? Eles se alimentam pelo cordão umbilical, e tudo que entra precisa sair por algum lugar, certo? Mais ou menos.
O cordão umbilical é composto por uma veia e duas artérias. Os nutrientes, anticorpos e oxigênio passam da corrente sanguínea da mãe para a do bebé fluindo para dentro do corpo dele através da veia umbilical.
Ou seja, o bebé é sustentado pelo cordão, mas não come, logo não produz fezes. Algumas pessoas acreditam que o embrião faz cócó, porque uma coisa escura é produzida no intestino, mas não se trata exatamente de cócó.
Por outro lado, os bebés fazem xixi na barriga da mãe. O líquido é liberado livremente na bolsa amniótica, que envolve o embrião. Na verdade, essa urina fetal é o que compõe a maior parte do líquido amniótico e, portanto, é fundamental para o crescimento saudável do bebé.
Ao contrário da nossa urina, a urina do feto é quase completamente composta de água. Isso acontece porque o embrião não tem muita sujidade para excretar, porque não se alimenta como nós e também porque os metabólitos são enviados para a mãe, pelo cordão umbilical, e excretados por ela.
Se não é cócó, o que é então?
A partir da 16ª semana desenvolvimento o bebé já consegue urinar, é nessa etapa que os seus rins ficam maduros para filtrar o sangue enviado pela mãe, separando oxigênio, glicose, sais minerais e vitaminas dos metabólitos que são descartados.
Um pouco depois, por volta da 25ª semana, as células do intestino começam a produzir uma secreção escura, chamada mecônico. Essa secreção impede que as paredes do intestino se colem.
Ou seja, ao contrário da urina o mecônico não são resíduos liberados do organismo para serem descartados, eles servem para proteger o intestino.
No final da gravidez, o embrião pode soltar esse mecônio no líquido amniótico, o que pode ser perigoso quando o bebé nasce e respira pela primeira vez.
Se o bebé aspirar o líquido com mecônio, ele pode ter os pulmões contaminados e desenvolver pneumonia. Por isso, antes de cortar o cordão, os médicos aspiram o líquido que cobre o nariz e a boca do recém-nascido.