Porque deves enrolar as chaves do carro dentro de papel de alumínio

Um novo método que permite a replicação de chaves electrónicas de carros, está colocando em risco a segurança dos nossos veículos.

Felizmente, estes tipos de roubo ainda não são difundidos, mas especialistas em segurança garantem que não podes ficar tranquilo, devido à simplicidade com a qual é possível replicar o código de abertura de um carro. No entanto, existe um “truque caseiro”, que pode impedir o roubo de nossos carros.

Segundo alguns especialistas em segurança, as chaves electrónicas e os controles remotos dos nossos carros já não são tão seguros quanto costumavam ser. Se não prestares a devida atenção, alguém poderá abrir o teu veículo sem que ninguém perceba. Isso ocorre porque os modernos controles de rádio são baseados em ondas sem fio, que através de uma chave especial podem ser replicadas para permitir a abertura de um carro.

Mas há uma maneira de evitares que isso aconteça, basta simplesmente envolveres as chaves de um veículo dentro de uma folha de papel de alumínio. No lugar deste material, que em qualquer caso permanece uma excelente opção económica, qualquer recipiente ou material capaz de isolar as ondas electromagnéticas emitidas pelo controle remoto pode ser usado. A folha de papel de alumínio, é capaz de criar uma “gaiola” e isolar o dispositivo e assim impedir que as ondas electromagnéticas sejam gravadas por dispositivos externos.

Mesmo que seja um remédio caseiro, os especialistas asseguram que isso pode evitar dores de cabeça no futuro. Moshe Shlise, CEO da Cyber GuardKnox Technologies, uma empresa que lida com segurança cibernética, diz que, mesmo que este crime ainda não seja muito comum, está se espalhando rapidamente. As tecnologias necessárias são realmente simples e com pouco dinheiro podes comprar um desses dispositivos, e existem até tutoriais em vídeo no YouTube.

Muitas pessoas, além das chaves do carro, também decidiram filtrar cartões de crédito com carteiras isolantes especiais. Enrolar as chaves em alumínio deve ser uma boa prática, especialmente até que as empresas encontrem uma solução para este problema.

Artigos Relacionados