Poupar nos combustíveis é possível! Conhece essas dicas já!
Ao abasteceres o carro no posto mais barato vai te permitir poupar 15 euros, em relação ao mais caro!
Uma das formas mais vantajosas para conseguires poupar dinheiro com os combustíveis é abastecer nos postos que fornecem marcas brancas. Contudo, pode fazer muito mais para baixar a sua factura. Vê aqui algumas estratégias para o conseguir.
1 – Privilegie as marcas brancas
Procure os locais onde os preços dos combustíveis são mais baixos. Por norma, os postos de marca branca praticam preços inferiores. Esta prospecção pode valer-lhe muitos euros de poupança. A título de exemplo, dentro do distrito de Lisboa escolher a marca branca mais barata em vez da gasolineira mais cara permite poupar em torno de 15 euros num abastecimento de 60 litros de gasolina ou gasóleo. Para ter acesso a esta informação nem precisa sair de casa. Basta visitar o site www.precoscombustiveis.dgge.pt.
2 – Evite abastecer nas auto-estradas
Se necessitar de abastecer o depósito de combustível tenha o cuidado de não o fazer nas auto-estradas. Se for analisar os preços praticados na gasolina e no gasóleo, facilmente irá comprovar que no ‘ranking’ de postos de abastecimento mais caros estão sempre os postos localizados ao longo das auto-estradas.
3 – Aproveite os descontos das marcas
As petrolíferas fazem parcerias que permitem aos clientes obter descontos. A BP, por exemplo, tem uma parceria com o Pingo Doce. Com o cartão Poupa Mais acumula de imediato dois euros de saldo em combustível BP por cada 40 euros em compras no Pingo Doce. Já a Galp tem parcerias com o Continente. Quem fizer compras de valor superior a 30 euros realizadas no seu Cartão Continente, recebe um cupão que lhe dá o direito a dez cêntimos de desconto por litro de combustível. Também a Repsol tem diversas parcerias. Nas lojas El Corte Inglés, Supercor, Bricor e também em supermercado.elcorteingles.pt, ao efectuar compras de a partir de 30 euros, recebe um cartão que lhe permite poupar seis cêntimos por litro em combustível em abastecimentos na Repsol.
4 – Partilhe o carro
Nas deslocações para o trabalho, uma forma de optimizar os gastos com combustível pode passar pela partilha do carro com pessoas que morem na mesma zona. Além disso, já existem algumas plataformas na Internet de ‘car pooling’ ou de ‘carsharing’ para permitirem que várias pessoas partilhem o mesmo automóvel. Em sites como o www.boleia.net é possível encontrar parceiros compatíveis com o seu trajecto e estabelecer um acordo de partilha. O mesmo espírito está presente na iniciativa Galpshare. Os interessados poderão aderir a esta ideia através do site www.energiapositiva.pt
5 – Conduza de forma estável
Os especialistas dizem que uma condução estável, sem arranques bruscos e travagens a fundo pode resultar numa poupança de gasolina. Para tal aconselha-se que os condutores façam a transição para uma mudança superior o mais cedo possível. Manter uma velocidade constante ajuda também a gastar menos combustível.
6 -Manutenção em dia
Uma condição essencial para evitar que o consumo de combustível suba é ter a manutenção do carro em dia. Tenha em atenção se a direcção está alinhada, se os filtros de ar estão sujos ou se os pneus têm a pressão correcta. Segundo a Agência Internacional de Energia, os pneus com pressão inferior à recomendada levam a um aumento do consumo acrescido de combustível que pode ir até 4%.