Roteiro das melhores praias fluviais de norte a sul do país

De norte a sul do país existe praias fluviais paradisíacas que ainda poucas pessoas as conhecem.

Se ainda está planear as férias de verão ou uma escapadinha de fim de semana veja as sugestões que temos para si. De certeza que vai adorar conhecer estes locais do nosso país.

Pego Fundo, Alcoutim

A praia do Pego Fundo é um dos maiores tesouros do Algarve interior. As suas águas calmas e quase rasas, fazem desta praia um local perfeito para as crianças se banharem em segurança.

Fotografia de Telma Veríssimo/GI

Açude do Gameiro, Mora

Banhado pelas águas da ribeira da Raia e rodeado por um frondoso pinhal, o areal do Açude do Gameiro está equipado com parque de campismo, zona de merendas um passadiço de madeira ao longo da margem, mesas de pingue-pongue ou até wi-fi gratuito, que garantem um dia bem passado.

Tapada Grande, Mina de São Domingos

A zona balnear tem cerca de um hectare e é desde há muito uma das maiores atrações da margem esquerda do Guadiana.

Fotografia de Nuno Pinto Fernandes/GI

Praia de Avô, Oliveira do Hospital

O rio Alva e a ribeira de Pomares abraçam a ilha do Picoto, onde dois açudes dão origem a uma praia esculpida entre o típico casario da vila e a ponte de um só arco que remonta ao século XVIII. Uma piscina para crianças, uma grande extensão de relva com sombras de árvores, o areal e um conjunto de grandes pedras do rio que convidam a banhos de sol ou a saltos para a água.

Fotografia de Fernando Fontes/GI

Praia Fluvial Foz D’Égua, Piodão

O lençol de água pura, límpida e transparente quando coberto pelo sol origina um conjunto de cores esverdeadas que convidam a banhos e a fotografias. Toda a área envolvente merece longos passeios a pé.

Fotografia de Fernando Fontes/GI

Praia de Loriga, Seia

As águas da ribeira de Loriga desbravam caminhos pelas encostas da serra da Estrela repousando numa sequência de poços de diferentes profundidades que constituem a praia fluvial. Uma das finalistas das 7 Maravilhas – Praias de Portugal e galardoada a ouro, a praia de água pura deixa-se envolver por um conjunto de recantos posicionados em diferentes relevos que convidam ao passeio, à leitura, ao descanso ou a um piquenique.

Fotografia de Fernando Fontes/GI

Praia Fluvial Poço Corga, Castanheira de Pêra

No vale da Ribeira de Pera, cercado por castanheiros e carvalhos seculares, entre águas límpidas e cristalinas encontramos a praia fluvial Poço Corga. O acesso pedonal, as rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, as casas de banho adaptadas e com acesso facilitado, a vigilância de um nadador-salvador.

Fotografia de Fernando Fontes/GI

Sra. da Piedade, Lousã

Este é um vale que parece encantado e que está ladeado pelo burgo medieval do Castelo da Lousã, onde as águas da ribeira de São João deram origem às piscinas fluviais, agora muito procuradas por veraneantes e turistas.

Fotografia de Fernando Fontes/GI

Praia do Verim, Póvoa de Lanhoso

Quando se chega à praia há duas hipóteses: ou se estende a toalha na margem de cá ou passa-se uma ponte de madeira montada em cima de pequenas poldras para o ilhéu no meio do rio. Quase toda a gente o faz.

Fotografia de Rui Oliveira/GI

Ribeira do Azibo, Macedo de Cavaleiros

Integrada em zona de Paisagem Protegida, a praia fluvial da Ribeira do Azido, em Macedo de Cavaleiros, é de areal vasto e despido.

Fotografia de Rui Oliveira/GI

Ponte Soeira,entre Vinhais e Bragança

Apesar do seu aspeto rústico e até um pouco selvagem, a praia Ponte Soeira, entre Vinhais e Bragança (ao lado da EN 103), também conhecida por Pelgo, não assusta ninguém. Pelo contrário.

Fotografia de Rui Oliveira/GI

Praia Fluvial da Foz do Sabor

Em Torre de Moncorvo, encontra esta praia fluvial fantástica. Além de ser vigiada, tem amplos jardins relvados para fazer piqueniques e estender a toalha.

Fonte: https://www.evasoes.pt

Segue a nossa página de facebook:



Vais Gostar de Ver

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *