Sabes o que significam os números nas embalagens de plástico? Muitos nem imaginam, mas o que significam…
Sabemos que nos dias de hoje temos diversos problemas difíceis de resolver: entre eles está o que fazer com o plástico, material revolucionário introduzido em nossas vidas no começo do século XX, mas que polui muito.
Por enquanto não existe um material substituto, então temos que usá-lo e reciclá-lo de maneira correcta.
O que quer dizer o número impresso nas embalagens?
O número distingue as diversas tipologias de plástico: como deve ter notado, nem todas as embalagens de plástico são iguais.
Saber o tipo de plástico é fundamental na hora de reciclar. Não é uma tarefa para nós aquela de separar os tipos de plástico, mas aqueles números dão outra informação importante.
Exactamente porque não são todos iguais, só alguns tipos podem conter bebidas ou alimentos.
Para cada tipo existem algumas recomendações:
- Pet – plástico leve e flexível. As garrafas de água são feitas com este plástico e não devem ser usadas mais de uma vez porque se contaminam com facilidade.
- HDPE – é um material mais rígido, usado para o sabão, óleos, detergentes e brinquedos.
- PVC – as embalagens de alimentos e brinquedos são feitos com este material. Os especialistas não aconselham comprar coisas feitas com PVC porque liberta muitas substâncias químicas.
- LDPE – muito flexível e se deixado em contacto com fontes de calor liberta substâncias químicas.
- PP – plástico utilizado nas embalagens de lacticínios porque forma uma barreira contra a humidade.
- PS – é o plástico dos copos, pratos e talheres de plástico. Não deve entrar em contacto com fontes de calor pois liberta substâncias cancerígenas.
- Outro – nesta categoria estão todos os outros tipos de plástico. Usar utensílios com este material não é aconselhável porque não se sabe do que são compostos exactamente.