Sabes o que acontece com o teu corpo se comeres 2 ovos por dia? Eu nem imaginava, mas a partir de agora…
As propriedades saudáveis dos ovos já foram questionadas muitas vezes. Quantas calúnias já foram proferidas contra este alimento, único em suas propriedades!
O muitofixe.pt reuniu os resultados dos últimos estudos realizados a respeito dos benefícios do ovo de galinha para nosso organismo. De acordo com eles, o melhor é comer de 2 a 3 ovos por dia.
A colina protege o cérebro
Os fosfolípidos que garantem a comunicação normal entre as células do cérebro consistem de colina. Está clinicamente comprovado que essa vitamina é um importante material de construção para o cérebro. Ao consumir 2 ovos, o corpo recebe diariamente a dose suficiente de nutrientes. A deficiência de colina leva à perda de memória.
A saúde da sua visão agradece à luteína
Um novo estudo demonstrou que os ovos contêm alta concentração de luteína. Esta substância é responsável pela visão clara e nítida. Em caso de deficiência de luteína, os tecidos do olhos vão acumulando danos, fazendo com que a visão de deteriore, algumas vezes de forma irreversível.
Vitamina D ajuda na absorção do cálcio
Se você oferecer a alguém a opção de tomar uma colherada de óleo de fígado de bacalhau ou um ovo cozido, provavelmente ela ficará com o último. Ainda mais se levar em consideração que o teor de vitamina D é o mesmo em ambos os casos. Por outro lado, pesquisadores descobriram a possibilidade de aumentar a quantidade dessa vitamina nos ovos, alimentando as galinhas com suplementos. A vitamina D ajuda na absorção do cálcio, fortalecendo dentes e ossos.
Complexo B protege pele, cabelo e fígado
A biotina, a vitamina B12, assim como as proteínas, ajudam a fortalecer o cabelo e melhorar a qualidade da pele. Os fosfolípidos presentes nos ovos ajudam ainda a eliminar as toxinas do fígado.
Reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas
Contrariando opiniões anteriores, estudos mais recentes dizem que o colesterol presente nos ovos é compensado pelos fosfatídeos, logo, não é prejudicial para o ser humano. Na verdade, ele evita a produção de colesterol em nosso corpo. Os ovos também são ricos em ácidos ómega-3 que diminui os níveis de triglicérides, reduzindo o risco de alguns problemas cardíacos.
Acelera a perda de peso
Cientistas norte-americanos chegaram à conclusão de que, combinando uma dieta de baixo valor calórico com o consumo de ovos no café da manhã, é possível perder peso 2 vezes mais rápido, o que permite reduzir a quantidade de comida ingerida ao longo do dia.
Diminui o risco de cancro
A colina tão importante para o cérebro também diminui as chances de desenvolver cancro. Segundo pesquisas, nas mulheres que consumiram ovos diariamente quando adolescentes, o risco de ter câncer de mama diminuiu 18%.
Útil no planeamento familiar
As vitaminas do complexo B também actuam na formação dos hormonas reprodutivos. A vitamina B9 tem um outro nome: ácido fólico. Com sua ajuda, são produzidos glóbulos vermelhos, o tubo neural do feto é formado e o risco de deficiência mental na criança diminui. Portanto, a B9 é essencial para as mulheres durante o planeamento familiar. E os ovos são ricos nesse nutriente.
Retarda o processo de envelhecimento
Segundo um estudo de pesquisadores holandeses, manchas sumiram da pele de 87% de mulheres com idades entre 35 e 40 anos, e o tecido ficou mais suave. Nos homens, as rugas em volta dos olhos diminuíram sensivelmente.