Sabia que o seu veiculo pode estar isento do Imposto Único de Circulação (IUC). Saiba tudo sobre a isenção do IUC

Sabia que o seu veiculo pode estar isento do Imposto Único de Circulação (IUC)? Saiba tudo sobre a isenção do IUC e veja se têm veículos abrangidos.

O “IUC”, Imposto Único de Circulação, é um imposto que se tem que pagar todos os anos até ao fim do mês da matricula do carro que está no documento único do veículo, mas no entanto há exceções, pois alguns veículos podem estar isentos deste imposto segundo a Deco – Associação para a Defesa do Consumidor.

Antes de tudo é muito importante salientar que a isenção máxima é de 240 euros “qualquer montante que exceda este valor tem de ser suportado pelo proprietário do veículo”, refere a DECO.

Estão isentos do Imposto Único de Circulação – IUC:

  • Automóveis da categoria B,motociclos da categoria A, veículos ligeiros com um nível de emissão de CO2 até 180g/km e Reboques ou semirreboques (categoria E) que sejam propriedade de contribuintes com deficiência igual ou superior a 60%

Estão previstas, ainda, outras isenções que abrange veículos tributados em valor inferior a 10 euros e os seguintes sujeitos passivos, tais como:

  • Pessoas coletivas de utilidade pública e instituições particulares de solidariedade social;
  • Veículos da administração central, regional, local e das forças militares e de segurança;
  • Automóveis e motociclos que são propriedade de Estados estrangeiros;
  • Automóveis e motociclos que, tendo mais de 20 anos e constituindo peças de museus públicos;
  • Ambulâncias, veículos funerários e tratores agrícolas;
  • Táxis.

Estão também isentos de 50% do imposto único de circulação os veículos da categoria D, quando autorizados ou licenciados para o transporte de objetos grandes, e os veículos das categorias C e D que efectuem transporte, exclusivamente, na área territorial de uma região autónoma.

Segue a nossa página de facebook:



Vais Gostar de Ver

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *