Saiba reconhecer os primeiros sinais de problemas cardíacos

Todos os anos em Portugal, cerca de 300 mil pessoas morrem por doenças cardíacas, sendo 80 mil por causa de enfarto.

Esta estimativa significa 30% das mortes no país. Problemas circulatórios ao redor do coração podem estar ligados a ataques cardíacos, arritmias e outras doenças cardíacas. No entanto, estes problemas são tratáveis se diagnosticados com antecedência. Mas muitas pessoas não reconhecem os primeiros sinais de problemas no coração e os ignoram ou os atribuem a outras doenças. As trágicas consequências desta falta de conhecimento, e de tratamentos que chegam muito tarde, variam desde problemas sérios que vão durar a vida toda a óbito.

Com isso em mente, NUNCA deve ignorar os seis seguintes sintomas:

 

1. Falta de ar

Acha que está tendo mais dificuldade para respirar apenas por subir umas escadas? Isso não é um bom sinal! Se está tendo problemas, particularmente com a respiração, como resultado de exercício leve (como caminhar), isso pode estar indicando enfraquecimento vascular ou doença cardíaca. Claro, existem outros motivos para isso, como asma, doenças respiratórias ou baixo nível de oxigénio no sangue. Por isso, quanto antes for ao médico e realizar exames para descobrir a causa, melhor.

2. Inflamação nas articulações

Algo que muita gente não sabe: pressão alta também pode causar inflamação nas articulações e o aumento do risco de doenças cardíacas. Então, se está com as articulações inchadas, verifique a pressão arterial.

3. Suor sem motivo (suor frio)

Transpira mesmo que não esteja quente e quando está perfeitamente relaxado? Então fique vigilante, pois isso pode significar complicações no coração. Um enfarto é frequentemente precedido de suor frio.

4. Dor

Sentir dor no corpo de vez em quando tem muitas causas. Quase ninguém pensa em problema cardíaco como resultado de dor nos ombros, peito, barriga, costas, pescoço, queixo ou braços. Mas esta pode ser exactamente a causa por trás disso, pois as doenças cardíacas levam à diminuição da circulação sanguínea. A má circulação em diferentes áreas do corpo pode causar dor. Em particular, as dores no peito sempre devem ser um sinal de alerta, pois elas acontecem apenas quando a doença cardíaca já está em estágio avançado.

5. Palidez 

Há muitas causas para este sintoma, desde deficiência de ferro até cancro. Mas fluxo de sangue reduzido devido a problemas no coração pode ser a causa da pele muito pálida. Os sintomas se mostram especialmente claros antes de um ataque cardíaco ou por variações sérias de pressão sanguínea.

6. Fadiga

Junto com sintomas como falta de ar ou dor na parte superior do abdómen, algumas semanas antes ou logo antes de um enfarto, mulheres particularmente sofrem de fadiga extrema. O suprimento de oxigénio no sangue mal é suficiente. Vasos sanguíneos bloqueados ou problemas circulatórios podem ser a causa disso.

Muitos enfartes e outros problemas cardíacos poderiam ser evitados se os pacientes cuidassem melhor da saúde. Stress, pressão alta, obesidade e falta de exercício são algumas das principais causas destes problemas. Muitos profissionais da saúde recomendam uma caminhada de 40 minutos pelo menos 4 vezes por semana como medida preventiva. Uma dieta rica em fibras e baixa em gordura também é muito importante. Se é fumador ou ingere álcool regularmente, é bom considerar mudar esses hábitos.

Mas, acima de tudo: escute o seu corpo! Os sintomas aqui não indicam automaticamente um problema no coração, porém é sempre importante levar a saúde a sério e ficar atento aos sinais de alerta.


Segue a nossa página de facebook:


Vais Gostar de Ver

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *