O que são estas manchas brancas nas unhas? Tens a certeza que sabes?

O que são estas manchas brancas nas unhas? Tens a certeza que sabes?

22 Junho, 2015 0 Por admin3

Há alguns tipos destas pequenas manchas que podem aparecer nas unhas, alguns são inofensivos, mas outros podem ser um “aviso” de que algo está mal, ou de alguma doença grave. Aprende já a interpretá-los e conhece como os distinguir.

mancha_unha_capa

Leuconiquia é o termo médico usado para falar dessas manchas brancas que quase todo mundo tem nas unhas. Existem tipos diferentes de leuconiquia e as causas podem dessa mancha podem ser bastante variadas. A causa mais comum é traumatismo nas unhas devido ao trabalho de muitas manicures agressivas.

Outros fatores que podem influenciar são o uso constante de detergentes e de substâncias agressivas para as nossas mãos. Tradicionalmente se atribui a sua aparição a deficiência de cálcio e de zinco na dieta. Entretanto, estudos recentes não confirmaram essa hipótese e não existe nenhum dado concreto na literatura científica que garanta essa teoria.

Existe uma diferença entre a leuconiquia “aparente” da leuconiquia “verdadeira”. Na primeira, as mancha brancas não estão necessariamente nas unhas e sim no leito ungueal. Neste caso, a mancha é num local fixo e não progride para a borda da unha de acordo como o crescimento. Leuconiquia aparente pode indicar a presença de outras doenças que produzem este fenômeno como uma manifestação secundária.

mancha_unha_2

O diagnóstico é feito através da observação das manchas brancas nas unhas. Pode ser necessário realizar exames pois pode ser o indício de outras doenças. Não há nenhum tratamento, embora seja recomendado como uma medida preventiva, evitar o trauma repetido para as unhas.

Unha
mancha_unha_3

A unha é uma estrutura composta por queratina presente na ponta dos dedos da maioria dos vertebrados terrestres. É produzida por glândulas em sua base que secretam grossas camadas de queratina, que se mantêm aderidas à pele até a sua extremidade. As unhas assumem formas e funções diferentes nas várias espécies animais.

Na forma de garras, servem para cavar ou agarrar um substrato ou um alimento. Na forma de cascos, atuam absorvendo o impacto dos membros durante corridas ou para absorver o peso do animal. Nos humanos e em muitos primatas, as unhas são reduzidas, arredondadas e quadradas, o que favorece a precisão na manipulação de objetos com a ponta dos dedos.

A unha facilita a ação de segurar galhos ou objetos com as mãos e pés. No ser humano, as dos dedos das mãos crescem aproximadamente 4 vezes mais rápido que as dos dedos dos pés, sendo que as das mãos crescem, por mês, cerca de 3 milímetros.

Partilhar:

Relacionados: