Se tens dores de cabeça frequentes, inchaço e letargia tem atenção! Pode querer dizer isto que muitos ignoram!

Se tens dores de cabeça frequentes, inchaço e letargia tem atenção! Pode querer dizer isto que muitos ignoram!

23 Setembro, 2016 Não Por admin3

O trato gastrointestinal humano tem 8 metros de comprimento e é a parte mais importante do aparelho digestivo. Ele faz com que os nutrientes que consome sejam absorvidos pelo corpo, e a flora intestinal saudável protege de doenças. Se não tem uma alimentação adequada, você pode sentir letargia, constipação, problemas digestivos, mau hálito e inchaço. Aqui estão as seis melhores maneiras de manter o trato gastrointestinal saudável.

1. Argila medicinal

trato_intestinal_1

Esse é um tratamento completamente natural e eficaz para problemas gastrointestinais. Argila medicinal realmente ajuda a limpar o trato gastrointestinal, eliminando bactérias nocivas, colesterol e outras contaminações.

Ela também ajuda a erradicar uma extensa quantidade de mal estares, incluindo dores de estômago, inchaço ou intestino irritável. O pó de argila medicinal contém minerais como magnésio, ferro, cobre, selénio e cálcio, que neutralizam o ácido estomacal.

Pode consumir argila medicinal com ou sem água. Se não gostar do sabor, pode usar cápsulas, mas é importante que pare de consumir a argila depois de tomá-la por três semanas.

2. Beber a coisa certa

trato_intestinal_2

Parece tão simples, mas também difícil para algumas pessoas. Beber dois ou três litros de água por dia pode ajudar a expelir toxinas do seu corpo rapidamente.

Beber chás herbais, smoothies verdes e sumos de frutas frescas também ajudam o trato intestinal.

3. Cascas de Psyllium

trato_intestinal_3

As cascas das sementes da planta plantago ovata (ou psyllium), que cresce na Índia e no norte da África, são excelentes para limpar o trato gastrointestinal. A água no trato gastrointestinal aumenta e se expande graças a mucina contida nas cascas de psyllium. O volume aumentado no trato gastrointestinal melhora a digestão e as toxinas podem ser eliminadas mais facilmente.

Lembre-se de beber muita água ao ingeri-las, pelo menos um copo por porção de semente de psyllium. Se as suas fezes ficarem secas, seu mau estar pode piorar.

4. Alimentação saudável

Uma dieta pobre em fibra, feita com alimentos não saudáveis, frequentemente sobrecarregam o trato gastrointestinal e comprometem a flora intestinal. Para uma melhor digestão, tenha uma alimentação que balanceie os ácidos e as bases evitando comidas prontas e comendo mais alimentos frescos e ricos em fibra. Saladas, frutas e vegetais devem ser parte da sua dieta regular.

Alimentos que contêm muitas bases inclui brócolos, kiwi, ameixa, pimentões, erva-doce, maçã, cenoura, espinafre e beterraba. Para regular a parte ácida do seu trato gastrointestinal, deve consumir ervas (ex: alecrim), cogumelos comestíveis, oleaginosas (ex: nozes, castanhas) e legumes (ex: lentilha).

5. Plantas amargas

trato_intestinal_5

Vegetais e ervas com um sabor amargo são ideais para construir uma flora intestinal saudável. Usando plantas amargas, a membrana mucosal do trato gastrointestinal fica mais apta a remover toxinas nocivas, vírus e bactérias. Plantas amargas incluem angélica, alcachofra, urtiga e dente-de-leão. Elas podem ser consumidas como uma mistura de chás ou concentradas, e devem ser ingeridas várias vezes ao dia por três semanas.

6. Massagem estomacal

trato_intestinal_6

A massagem estomacal ajuda a reavivar, limpar e purificar o trato gastrointestinal, e também melhora a digestão. Deve massajar o abdómen na região do estômago duas vezes ao dia e respirar lentamente enquanto faz isso. Ajuste a pressão dependendo do que for mais prazeroso para você.

Deite-se na cama e dobre levemente os joelhos. Agora coloque as mãos na parte de cima do estômago e aperte-o com a mão direita descendo até o seu umbigo. Faça o mesmo com a mão esquerda. Agora coloque a mão no meio da barriga e toque no umbigo com os dois polegares. As pontas dos dedos devem apontar para o seu osso púbico. Faça um círculo com a mão direita e depois com a esquerda no sentido horário em cima do estômago. Finalmente, comece a fazer movimentos circulares com as duas mãos ao mesmo tempo.

Apesar destas dicas úteis, é recomendado que vá a um médico se estiver a ter problemas persistentes.

Partilhar:

Relacionados: