Se tens dores de cabeça frequentes, pouca energia e insónias, o teu problema pode ser este! A falta disto pode provocar…

Sentes dores de cabeça, fadiga, insónias e indisposição?

Esses sintomas não são só causados pelo stresse e excesso de trabalho.

Muitas vezes, a carência de magnésio e vitamina K é a causa deles.

O magnésio, por exemplo, está relacionado com pelo menos 300 reações químicas diferentes no nosso corpo.

Além disso, ajuda a converter alimentos em energia e a criar novas proteínas a partir de aminoácidos.

Não é por acaso que é tão recomendado para aliviar a ansiedade, o stresse e combater a fadiga.

O magnésio pode prevenir dores de cabeça e até mesmo ajudar a tratar enxaquecas.

Quando o corpo está carente desse mineral, diminui os níveis de serotonina, e isso faz com que os vasos sanguíneos se contraponham e afectem o funcionamento do neurotransmissor.

Para ter ideia, os baixos níveis de magnésio podem levar à depressão e insónia.

O que se recomenda são:

  • 400 mg de magnésio para os homens entre 10 e 30 anos.
  • 420 mg para os homens acima de 30 anos.
  • 310 mg para as mulheres entre 10 e 30 anos.
  • 320 mg para as mulheres acima de 30 anos.

Para obter magnésio de forma natural, pode investir em alimentos como:

  • Acelga
  • Nozes
  • Arroz integral
  • Peixe
  • Carne
  • Abacate

A vitamina K, por outro lado, sintetiza as proteínas que são essenciais para coagular o sangue e parar o sangramento.

Assim, uma deficiência dela pode causar hemorragias excessivas.

Acredita-se também que a vitamina K protege-nos contra calcificação das artérias e válvulas, além de reduzir o risco de doença de Alzheimer e cancro da próstata.

A vitamina K também potencializa o efeito da vitamina D, fortalecendo os ossos.

Por fim, os baixos níveis de vitamina K podem levar a um grande risco de fracturas.

Para desfrutar dos benefícios dessa vitamina, saiba que a dosagem certa varia de idade, peso e sexo.

No entanto, a ideia é que um adulto consuma 0,001 mg de vitamina K para cada 1kg de peso corporal.

Estas são as principais fontes:

  • Ervas como manjericão, sálvia, tomilho, salsa, coentro e cebolinha.
  • Folhas verdes, como couve, mostarda, cebolinha, agrião e alface.
  • Raízes como beterraba e nabo.
  • Verduras crucíferas, como couve-de-bruxelas, brócolos, repolho e couve-flor.
  • Especiarias como pimenta-caiena, pimenta-do-reino, páprica e curry.
  • Outras fontes: aspargos, erva-doce, quiabo, azeite de oliva e frutos secos.

Mas atenção

Antes de começar a consumir suplementos de magnésio e vitamina K, procure um profissional.

Afinal, o uso excessivo pode fazer mal à saúde.



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