Provavelmente já te deparas-te com alguma faixa de pedestres que tem um botão com a função de interromper o trânsito para que os pedestres possam atravessar, assim que apertam o botão, para não precisar ficar esperando por muito tempo na rua.
Acontece que, em vários casos, não importa quantas vezes apertes esse tal botão, ele não terá nenhum efeito. E se esse botão não faz nada apenas programa a sociedade.
Trânsito
Em 2004, o jornal The New York Times publicou uma reportagem que relatava que a maioria dos botões em faixas de pedestre estavam desativados há muito tempo, desde que os semáforos passaram a ser controlados por computador.
Efeito placebo
Ainda que os botões possam não ter nenhuma função prática na influência sobre o trânsito, eles são importantes para a saúde de nosso cérebro. A explicação é da psicóloga Ellen J. Langer, especialista em ilusão de controle da Universidade de Harvard. “A percepção de controle é muito importante. Ela diminui o stress e promove o bem-estar”, explica.
O professor da Universidade Drexel, da Filadélfia, John Kounios, ainda acrescenta à explicação dizendo que os botões são “mentiras inocentes” e não fazem mal nenhum. Mesmo sabendo que apertar os botões pode ser inútil, não signifca que vão deixar de continuar tentando. Independente de ser por causa do botão ou não, o sinal para atravessar a rua eventualmente irá abrir, recompensando o pedestre.